Sabia que a romã faz muito bem ao organismo? Saiba mais!

Sabia que a ação antioxidativa da romã é considerada mais potente que a do vinho, quando assunto é o combate aos radicais livres? Veja mais!

roma-beneficios-saude
FOTO: Shutterstock

A ação antioxidativa da romã é considerada mais potente que a do vinho quando o assunto é o combate aos radicais livres, sabia? “Ela tem ótima ação detox, livrando o fígado de toxinas e acelerando o metabolismo basal”, afirma a nutricionista Vanessa Minossi. Dessa forma, essa fruta torna-se uma importante aliada da saúde, atuando na diminuição do colesterol ruim (LDL) e ajudando na prevenção de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Conheça outros benefícios da romã!

roma-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

Saúde em dia

Além de combater o colesterol ruim e ter ação antioxidante, essa fruta também fortalece o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de gripes, viroses e outras doenças. Outra vantagem é que ela diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia. “A romã é rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, já que barra as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer”, complementa a profissional.

 

Coração e músculos

O consumo de romã auxilia no controle de dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Além disso, existem pesquisas (como a realizada na Universidade Queen Margaret, na Escócia) que comprovam que, quando consumido 2 copos (500ml) do suco dessa fruta, ocorre a diminuição da gordura abdominal, favorecendo o controle da pressão arterial.

roma-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

E o consumo?

O indicado é que sejam consumidas até duas romãs por dia. “1/2 copo (125ml) de suco de romã ao dia, fora das grandes refeições, ou a metade das suas sementes em cima da salada, é o bastante para aproveitar tudo de bom que a fruta tem a oferecer”, finaliza a nutricionista.

Consultoria:Vanessa Minossi, nutricionista
Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM