Noz-moscada: conheça os benefícios e combinações dessa iguaria!

De sabor marcante e sem igual, a noz-moscada auxilia no tratamento de reumatismo, pressão alta e má digestão. Além de combinar com diversos pratos. Confira!

Noz-moscada.
FOTO: Glow Images/ Latinstock

Muitas pessoas não sabem, mas a noz-moscada tem muitos poderes, além de ser usada em várias receitas salgadas. Ela pode controlar alguns problemas de saúde, como a má digestão.

Noz-moscada.

FOTO: Glow Images/ Latinstock

Má digestão

Para esse problema, ferva 1/2 colher (café) de noz-moscada em pó com 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Coe, adoce a gosto e beba 1 xícara (chá) após o almoço e o jantar. Outras doenças também podem ser aminizadas com o consumo desse tempero, como reumatismo, gota e pressão alta.

Delícias com noz-moscada

  • Molho branco, purê de batata e fondue de queijo ficam mais saborosos quando temperados com essa semente ralada.
  • As verduras e legumes cozidos, principalmente o espinafre, têm seus sabores realçados com a especiaria.
  • Os peixes e carnes brancas em geral podem ser preparados com uma pitada de noz-moscada ralada e ficam com um sabor mais acentuado. Apenas tenha atenção com a quantidade, pois, em excesso, pode alterar o sabor dos alimentos.

SAIBA MAIS

Pavê de doce de leite com especiarias

Bolo de fubá com especiarias

Pão de especiarias

Dicas importantes

  • A noz-moscada deve ser moída, de preferência, no momento em que for utilizada, pois o seu sabor e aroma se perdem facilmente.
  • Não consuma a noz-moscada em excesso. Ela pode causar intoxicação e mal-estar. Respeite a quantidade que é recomendada para cada receita.

Texto: Carolina Brito

Fontes: “Série Saúde em Casa”, edição 2, Editora Alto Astral, “Farmácia em Casa Extra”, edição 6, Editora Alto Astral