Benefícios da mandioca para a saúde: saiba por que a raiz é tão completa!

A mandioca é um alimento rico em diversos minerais, vitaminas e carboidratos. Muito presente na cultura indígena, a raiz é um exemplo de versatilidade!

Confira quais são os principais benefícios da mandioca para a saúde!
Por Edgard Vicentini - 15/08/2017

Fonte de fibras e carboidratos, a mandioca é um alimento nutritivo e de fácil acesso. FOTO: Shutterstock.com

De uma simples sopa a um pão de queijo quentinho: a mandioca pode render esses e outros diversos pratos, salgados e doces, quentes ou frios. É que ela dá origem ao polvilho doce e ao azedo, à farinha e, é claro, pode ser consumida com um simples cozimento da raiz. “A mandioca contém minerais como o magnésio, fósforo, potássio e cálcio. Os níveis de magnésio no organismo podem ser reduzidos pelo estresse, por certas doenças, medicamentos e pela atividade física intensa, por isso, é preciso suprir as necessidades por meio da alimentação”, revela a nutricionista Greice Caroline Baggio. Saiba mais sobre os principais benefícios da mandioca para a saúde!

Principais benefícios

Muito lembrada pelos portadores da doença celíaca, a mandioca é fonte de carboidratos saudáveis e também é livre de glúten, uma proteína que pode causar reações alérgicas em quem sofre com a doença. Além disso, as fibras presentes na raiz promovem saciedade e auxiliam o bom funcionamento do intestino, sendo uma boa opção para os diabéticos. A grande quantidade de fibras da mandioca faz com que a digestão seja mais devagar, melhorando a glicemia e a quantidade de colesterol ruim (LDL) do sangue.

Como consumir

Para obter apenas os benefícios do alimento, a dica é balancear bem o prato. A mandioca é fonte de carboidratos, portanto,
evite consumir outras fontes do nutriente na mesma refeição, como arroz, batata ou pão. “Ela ainda possui vitaminas do complexo B e vitamina C. Pode ser consumida cozida, sob a forma de farinha pura ou em receitas como o tacacá, o tucupi e os polvilhos”, complementa a nutróloga Luciana Carneiro. Além disso, vale lembrar que é melhor evitar o consumo da mandioca frita, pois a alta temperatura do óleo desnatura boa parte dos nutrientes e também tornam o alimento muito mais calórico e prejudicial.


A vitamina C atua como um poderoso antioxidante no organismo, prevenindo doenças degenerativas e também o envelhecimento precoce


 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: