Benefícios da hortelã: veja por que a erva é tão querida pelos nutricionistas!

Quem resiste a um chazinho feito com a erva? Aromática e cheia de sabor, ela ainda conta com propriedades capazes de blindar o organismo, sabia? Descubra!

hortelã-benefícios-chás
Por Paula Santana - 10/10/2017

Além de conferir os benefícios da hortelã, veja 3 opções de chás funcionais para fazer em casa! FOTO: Shutterstock

O chá de hortelã (Menta piperita) ajuda a reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, já que essa erva exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Além disso, a hortelã tem poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta e até sinusite. É, ainda, relaxante do sistema nervoso, sendo recomendada em casos de insônia, e aumenta as atividades cerebrais, favorecendo a memória e a concentração. Outras aplicações popularmente conhecidas para o chá de hortelã são no combate ao mau hálito, para amenizar sintomas de gripes e resfriados e para facilitar a expectoração de catarro.

 

Na culinária

Com um sabor peculiar e bastante agradável, a hortelã é ingrediente comum em diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde. “Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgias e nos casos de amebíase e giardíase”, explica a nutricionista do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) Aurea Regina Marins Astulla.

 

Fácil de achar!

A hortelã é fácil de encontrar e comprar em feiras livres, supermercados, lojas especializadas em produtos naturais, farmácias homeopáticas e até em algumas floriculturas.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Consultoria: Aurea Regina Marins Astulla, pós-graduada em nutrição clínica, fitoterapeuta e nutricionista do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM)