Benefícios do Ho’oponopono para o estado mental durante a pandemia

Escritora e psicóloga, Marcia Luz revela como o mantra havaiano ajudar as pessoas a manterem o equilíbrio emocional

benefícios do ho'oponopono
Foto: Pexels

Antiga técnica havaiana usada como oração de perdão Huna, os benefícios do ho’oponopono são estudados e propagados a séculos. É um instrumento que pode ajudar – e muito – as pessoas a mentalizarem coisas positivas e superarem momentos de aflição. Por isso que o mantra, que era usado pelo líder espiritual para resolver conflitos e promover a paz entre as pessoas, foi adaptado para os dias atuais.

Quem fez essa adaptação foi Morrnah Nalamaku Simeona. Ela descobriu que a técnica poderia ser usado por cada um para ficar bem consigo mesmo e com o mundo. Conforme a psicóloga e autora do livro Ho’oponopono da Riqueza, pela Luz da Serra Editora, Marcia Luz, a prática é também uma forma de purificação, em que se pede a Deus ou a Divindade na qual acredita que limpe e purifique as memórias repetitivas do passado, responsáveis por puxar nossa vida para baixo.

No processo do Ho’oponopono são usadas 4 frases: Sinto muito; Por favor, me perdoe; Te amo; Sou Grato. A sequência e a junção dessas frases têm um poder muito forte.

“Isso porque “Sinto Muito” pratica o arrependimento, reconhecendo que algo está aprisionando sua mente. “Me perdoe” é um pedido a Deus ou Divindade para que o ajude a se perdoar, assim como perdoar o outro. “Te amo” se conecta com a energia do amor e ajuda a transmutar a energia bloqueada (com compaixão e luz). E “Sou Grato” expressa gratidão e fé de que tudo será resolvido para o bem de todos que estão envolvidos”, explica a psicóloga.

Quem pratica o Ho’oponopono consegue se desfazer das energias tóxicas, pois ele repara ou corrige um erro que nasce de pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado, através dos quatro princípios básicos: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

Quais são os benefícios do Ho’oponopono?

Quem tem já o desenvolveu como hábito sabe que os benefícios do ho’oponopono são diversos. Isso porque coloca a pessoa em um estado adequado para realizar o que quer, afastando os sabotadores que geram os pensamentos negativos.

“Dentre as vantagens estão equilíbrio emocional, atração de uma vida financeira mais próspera, o reestabelecimento da autoestima através do amor próprio, relações fortalecidas, e cura de feridas e memórias negativas no subconsciente”, exemplifica Marcia.

Além disso, após a prática você geralmente sente o aumento do seu nível vibracional, o que provoca maior disposição, alegria e por consequência você começa a atrair pessoas, lugares e situações que vibram nesta mesma frequência positiva.

Ao assumir o controle da sua vida, você começa a ter responsabilidade por tudo que atrai e recebe, o que é importante para que esteja 100% consciente de seus atos e desejos. A vida dá mais do mesmo, por isso devemos nos atentar a nossa fala e vigiar os nossos pensamentos.

Dia do amigo: Amizade vale mais do que dinheiro e rotina para ...

Por que praticar o Ho’oponopono durante a pandemia?

Estamos vivendo uma situação inédita na história, no qual não podemos ter o mínimo contato físico, ou, até mesmo, sair na rua. A maioria das pessoas nunca esteve numa situação de confinamento tão extremo.

Para a psicóloga, esse momento é de reflexão e autoconhecimento: “Elas estão se sentindo muito angustiadas, estão vibrando na frequência do medo, o que é muito prejudicial, pois quando você vibra no medo, a vida te dará mais motivos para ter medo. Por isso, as pessoas devem vibrar no amor, na saúde, para que a imunidade seja fortalecida e diminua as chances de qualquer vírus chegar até você. E se você pensar bem, talvez esse momento não seja uma maldição e sim uma bênção, porque estamos tendo a oportunidade de olhar mais para nós mesmos, para nossa vida, nossos relacionamentos… Às vezes a vida é tão corrida, que não percebemos o que realmente importa”.

Não é à toa que recomendasse os benefícios do Ho’oponopono para cuidar do fortalecimento emocional e alimentar a alma. Por isso que, se possível, desligue a televisão. “Você já sabe o que está acontecendo, então, tente não se conectar mais do que o mínimo necessário. Lembre-se, a vida dá mais do mesmo. Quanto mais notícia ruim que provoca medo, angústia, ansiedade você assiste, mais atrairá comportamentos negativos para a sua vida”, afirma.

Posso realizar para outra pessoa?

O Ho’oponopono pode ser praticado tanto pensando em pessoas, como situações e lugares. Nesse momento, o conselho é o seguinte: sempre que ouvir uma notícia ruim ou que te provoque ansiedade, faça o exercício pensando nisso.

Você também pode fazer o Ho’oponopono para as pessoas doentes, para os profissionais da saúde que estão se arriscando por nós e até mesmo para as pessoas que estão tomando decisões para a sociedade.

Como praticar?

Para praticar e conhecer os benefícios do Ho’oponopono é necessário repetir 108 vezes as frases “sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato”, junto das frases listadas a seguir.

“Não há ser humano que ao praticar essa técnica não fique com o coração preenchido de amor e gratidão. Ao potencializar a gratidão repetindo-a três vezes, você está dizendo a Deus, universo ou Divindade que está feito, que tudo foi resolvido e assim, focando nas coisas boas, a vida te dá mais do mesmo”, afirma Marcia.

Segundo ela, o número 108 tem vários significados, o mais comum é que quando repetimos algo nessa quantidade de vezes, chegamos mais perto do divino. As frases a seguir podem ser anotadas em pequenos bilhetes e espalhadas pela casa. Todos os dias, elas devem ser repetidas, mais de uma vez até, em voz alta ou em pensamento.

Frases que devem ser ditas

  • Agradeço pelos meus pensamentos serem sempre agradáveis e felizes. Sei que eles influenciam na saúde do meu corpo, por isso, mentalizo apenas o melhor. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Ingiro alimentos e bebo líquidos que farão apenas bem para cada célula existente no meu corpo. Eu respeito minha saúde. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Quando acordo, eu escolho viver uma vida saudável todos os dias. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Eu me abasteço de toda a alegria, de todo o amor, de toda a sensação de vitória e de todo o sucesso que habitam em meu coração, e assim experimento uma vida de paz de espírito. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Dou boas-vindas à tranquilidade, ao relaxamento e à paz. Escolho confiar em minha capacidade de encarar situações adversas. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Estou em paz. Meu corpo e minha mente descansam na plenitude do meu ser. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Eu saúdo a vida e o universo. Estou feliz por poder acordar para mais um dia em que poderei mudar a realidade à minha volta. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Permito que meu corpo atraia toda a energia positiva de que necessitar. Essa luz inunda os meus órgãos e as minhas células, e traz a cura para meu ser. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Agradeço ao universo por estar vivo, com atitudes que inundam de amor outras pessoas. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.
  • Ajudar outras pessoas faz muito bem para a minha alma. Ao doar um pouco de amor, sou regenerado e uma intensa alegria inunda o meu ser. E por todas as vezes que não fiz isso eu sinto muito; por favor, me perdoe; te amo; sou grato, sou grato, sou grato.

Agora que conhece todos os benefícios do ho’oponopono, comece a praticar no seu dia a dia. Adote esse hábito!

Leia também: