Conheça os benefícios da dieta sem glúten para a boa forma

Conheça os benefícios da dieta sem glúten para a boa forma

Está se sentindo inchada? A barriguinha estufada está incomodando? Conheça os benefícios da dieta sem glúten para a saúde e a boa forma!

Prato de salada
Foto: iStock.com/Getty Images

Muitas pessoas descobrem ter sensibilidade ao glúten por acaso, quando retiram a proteína da dieta e percebem a melhora em diversos aspectos da saúde, além de conseguirem emagrecer com mais facilidade. Quem tem alergia, intolerância ou sensibilidade ao nutriente é quem mais se beneficia com um cardápio que exclua a substância. O endocrinologista Tércio Rocha lista as vantagens: “Diminuição do inchaço, aceleração do metabolismo, diminuição da fome, perda de peso, melhora da pele e do funcionamento do intestino.” Saiba mais sobre a dieta sem glúten!

Prato de salada

Foto: iStock.com/Getty Images

Dieta sem glúten para todos?

Para alguns médicos, a dieta sem glúten também pode trazer benefícios para quem não tem problemas com a substância, já que esta dificultaria a digestão. Além disso, cortar produtos com glúten pode ajudar a pessoa a se alimentar melhor, priorizando vegetais em lugar de pães e massas com farinha branca, por exemplo. “Para pessoas sem intolerância ao glúten, a dieta desincha, pode promover perda de peso e diminuição da fome”, comenta Rocha.

Menos calorias

Hora de riscar do cardápio o bolo da sobremesa, a pizza do fim de semana ou a cerveja de fim de tarde. Com isso, você elimina o glúten, as calorias extras e colabora com a saúde, já que o excesso de carboidratos simples está relacionado não só com o ganho de peso, mas também com o aumento de triglicérides. Pão, macarrão e outras massas podem ser consumidos se preparados com produtos sem glúten, mas ainda assim com moderação.

Mais nutrientes

Frutas, legumes e verduras podem ser consumidos à vontade durante a dieta. E caprichar na ingestão desses vegetais é garantia de boa quantidade de fibras, indispensáveis para o funcionamento do intestino. São elas, portanto, quem mandam embora aquela barriguinha inchada causada pela prisão de ventre e ainda mantêm a fome saciada por mais tempo. Os vegetais também são ricos em vitaminas e minerais, que equilibram o organismo e, assim, permitem um emagrecimento saudável; além de serem fontes de substâncias antioxidantes, que previnem envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Resultado rápido

Para especialistas a favor da dieta sem glúten, a exclusão do alimento pode promover redução visível do inchaço em duas semanas, e o emagrecimento vem depois de 45 dias seguindo o cardápio. Ainda assim, valem as dicas gerais, que não devem ser esquecidas: em qualquer dieta de emagrecimento, aliar a prática regular de atividade física potencializa a perda de peso. Beber bastante água durante o dia também é fundamental, já que, seguindo os cardápios, aumenta-se a quantidade de fibras consumida.

Texto: Marisa Sei/Colaboradora | Consultoria: Bruna Joaquim Carneiro, nutricionista; Tércio Rocha, endocrinologista Foto: Shutterstock Images

LEIA TAMBÉM