Conheça os benefícios das frutas vermelhas para o coração

Veja as principais propriedades das frutas vermelhas e descubra como elas protegem a saúde!

benefícios das frutas vermelhas para o coração
Foto: Shutterstock

Conhecidas pela coloração vermelho-arroxeado, as frutas vermelhas são os alimentos ideais para quem está querendo prevenir as doenças cardiovasculares. Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Vanessa Minossi, que  explicou todos os benefícios das frutas vermelhas para o coração. Confira!

Conheça os benefícios das frutas vermelhas para o coração

Quais consumir?

Existe uma grande variedade de frutas vermelhas no mercado, sendo que cada uma contém propriedades diferentes. É interessante ficar atento ao que cada tipo pode oferecer e não deixar de consumir pelo menos três porções por dia. Por isso, entenda as propriedades de cada uma, incluindo os benefícios das frutas vermelhas para o coração!

1. morango

É  fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. O consumo dessa fruta é associado com a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL).

2. Uva

A uva possui ação antioxidante e também é anticancerígena. “Sua casca tem uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose”, explica Vanessa.

3. Framboesa

Muito rica em sais minerais, vitaminas e fibras solúveis, a framboesa contém antioxidantes eficazes contra radicais livres, que auxiliam no equilíbrio do colesterol, na digestão e na desintoxicação do organismo.

 

Conheça os benefícios das frutas vermelhas para o coração

Foto: Pixabay

4. Açaí

O açaí é rico em antocianinas, substâncias que atuam como anti-inflamatórias e na adequação do perfil lipídico, ou seja, no aumento do colesterol bom (HDL) e na diminuição do ruim (LDL).

5. Maçã

Fonte de fibra solúvel, a pectina colabora para um bom trabalho intestinal. “A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e é estimulante das funções cerebrais”, complementa a profissional.

6. Cereja

A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presentes nela. Também é fonte de vitaminas A e C e de fibras solúveis.

Formas de consumo

Algumas frutas são consumidas na forma de geleia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas o melhor é dar preferência ao consumo das frutas vermelhas in natura, já que os processos de cozimento, secagem e outros procedimentos alteram suas propriedades nutricionais.

Segundo Vanessa, há restrições no consumo dessas frutas para as pessoas diabéticas, por conta de seu valor calórico e  da alta quantidade de frutose (açúcar). As frutas vermelhas são saudáveis se consumidas com moderação. “Caso haja algum tipo de intolerância à fruta, pode-se trocar a mesma por suco de frutas vermelhas”, finaliza a profissional.

 

Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista

 

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