Aposte nos benefícios da patinação para queimar calorias e ter mais saúde!

Você sabia que o exercício é responsável por queimar muitas calorias, fortalecer os músculos da perna e ainda contribuir com o equilíbrio? Confira!

Confira quais são os principais benefícios da patinação e como ela contribui para a saúde!
Por Edgard Vicentini - 24/10/2017

A patinação é uma boa forma de praticar exercícios ao ar livre e conquistar mais saúde! FOTO: Pixabay.com

Assim como a bicicleta, o patins esteve presente na infância de muitas pessoas. Mas você sabia que além de proporcionar bons momentos de diversão, a patinação também é um hábito muito saudável? Isso porque o exercício é responsável por trabalhar a musculatura dos membros inferiores, fortalece o abdome e ainda contribui com a queima de calorias. Quer saber mais sobre os benefícios da patinação? Confira a seguir!

Por que patinar?

Além de ser um exercício livre de impacto, a patinação se assemelha, e muito, com a prática da corrida, pois utiliza de forma intensa os músculos das pernas e do tronco, fortalecendo e dando mais resistência ao corpo. Outra ganho significativo é do equilíbrio, que se desenvolve conforme o praticante de patinação aprende os movimentos. Por ser um exercício aeróbico e também de força, andar de patins é uma ótima opção para quem deseja perder peso. Isso porque na primeira hora de exercício a patinação queima de 500 a 800 calorias, sendo uma ótima opção de exercício diário e diversão! Por isso, o que está esperando? Coloque o seu equipamento de proteção (capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras) e comece em um lugar plano e calmo até pegar o jeito!


Sempre procure orientação profissional antes de iniciar atividades físicas, para evitar lesões e realizar atividades de intensidade adequada às suas necessidades


Esporte com prazer

“Faça atividades físicas de que você goste”. Quem nunca ouviu esse conselho? Pode parecer clichê, mas a dica funciona de verdade. A prática de esportes apresenta inúmeras vantagens. Modalidades como o futebol, natação e vôlei, por exemplo, melhoram as condições cardiorrespiratórias de quem pratica. O fortalecimento muscular e a perda de peso também ocorrem, porque sempre há um aumento no gasto calórico. “Mas deve-se ressaltar que a preparação para praticar o esporte também é importante. Se a pessoa não tiver a musculatura forte, deve começar devagar, para ir
fortalecendo aos poucos. Também é indicado procurar um profissional e fazer uma avaliação, pois podem ocorrer lesões se os ligamentos e músculos estiverem fracos”, indica a coach (uma espécie de treinadora) para esportes e qualidade de vida Ivani Manzzo.

Procure ajuda de um profissional que possa te orientar a melhor forma de praticar o exercício. FOTO: Pixabay.com

A céu aberto

Atividades ao ar livre também oferecem benefícios semelhantes aos dos exercícios físicos. Por exemplo, jogar frescobol na praia, passear com o cachorro, andar de patins, skate ou levar as crianças ao parque. “A movimentação que essas atividades exigem já oferece vantagens, o importante é se exercitar. Procure tornar isso um hábito e sair do sedentarismo. As atividades físicas estruturadas em treinos não são do gosto de muitos, porém brincadeiras e jogos costumam ser melhor aceitos”, reforça Ivani.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ivani Manzzo, coach para esportes e qualidade de vida

 

LEIA TAMBÉM: