Conheça e aproveite os benefícios da natação!

A natação é mais do que um esporte para atletas, pois ela pode trazer benefícios para qualquer tipo de pessoa. Confira!

Natação: aumenta a resistência óssea e a força muscular. Previne a atrofia muscular, fadiga, lesões, doenças cardiovasculares e doenças relacionadas ao sedentarismo, sendo uma delas a obesidade. FOTO: Shutterstock.com

A natação é uma das atividades físicas mais completas por exercitar todos os grupos musculares durante o nado, além de movimentar quase todas as articulações do corpo! “É o exercícios mais recomendado pelos médicos, como tratamento para algumas doenças, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes; assim como respiratórias, como asma, bronquite e, muitas outras”, esclarece a educadora física Taís Luz Bronzoni. Por ser praticada na água, a natação tem baixo impacto nas articulações e, ao mesmo tempo, é eficiente na redução de gordura corporal. O esporte tem ação recuperativa, pois alivia dores lombares e dores articulares, além de relaxar e aliviar o estresse. Entenda abaixo mais sobre os benefícios da natação!

Doenças respiratórias podem ser tratadas por meio da natação. FOTO: Shutterstock.com

Aprendendo a respirar…

Sem dúvida esse é um dos principais benefícios da natação. Afinal, quanto melhor respirarmos, mais energia estaremos obtendo para o bom funcionamento do organismo. E onde entra a natação nisso? Na piscina, é preciso coordenar de forma inteligente as braçadas com a respiração, para evitar engolir água e o desgaste excessivo. Da mesma forma, os breves momentos em que a cabeça se encontra fora d’água devem ser aproveitados ao máximo para a puxada de ar. “Por exigir um melhor controle da respiração, a natação aumenta o volume de oxigênio que circula pelos nossos pulmões. Ocorre então uma ‘reeducação’ da maneira de respirar, que passa a ser mais devagar, de uma maneira mais natural e com um melhor rendimento. Essa mudança reflete em outros aspectos do dia a dia, como a concentração no trabalho, por exemplo”, garante o professor de natação,  Paulo Rangel.

A natação é uma atividade recomendada para qualquer idade. FOTO: Shutterstock.com

Leque de benefícios!

A natação melhora a capacidade de raciocínio, diminui os sintomas de doenças cerebrais como o Alzheimer, aumenta a capacidade circulatória e respiratória, além de desenvolver massa muscular, alongar os músculos, ampliar os movimentos e melhorar a flexibilidade das articulações. “A natação alivia as dores e ao mesmo tempo promove a lubrificação das articulações”, informa o educador físico Luiz Barros. Com as devidas orientações de intensidade e quantidade de treinos, a natação poder ser considerada uma forma de tratamento para hipertensos e diabéticos por conseguir diminuir a pressão arterial e a glicemia.

Durante o exercícios, de 700 a 800 calorias são perdidas. FOTO: Shutterstock.com

Ajuda emagrecer

Por ser uma atividade aeróbica, a natação é muito eficiente na hora de reduzir peso e gordura corporal, e é ideal para pessoas com sobrepeso por causa da falta de impacto que existe ao realizar os exercícios. É importante lembrar que, para haver a perda de peso é preciso gastar mais calorias do que se ingere. A quantidade de calorias gastas depende do tipo de exercício, da intensidade e duração do treino.

Outros benefícios de atividades aquáticas

  • Baixo impacto sobre as articulações
  • Alto gasto calórico
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório e é um ótimo aliado para o tratamento para as doenças respiratórias
  • Relaxamento
  • Condicionamento físico
  • Tonificação

 

Texto Redação Alto Astral | Consultoria: Paulo Rangel, professor de natação; Luiz Barros e Taís Luz Bronzoni,  educadores físicos

Leia também: