Benefícios do chá de hibisco

S e você ainda não consome o chá de hibisco, é hora de colocar essa bebida no cardápio. De cor intensa, sabor azedinho e cheio ...

xícara com chá de hibisco com flor rosa na frente
O chá de hibisco é muito popular para emagrecimento Foto: iStock

S e você ainda não consome o chá de hibisco, é hora de colocar essa bebida no cardápio. De cor intensa, sabor azedinho e cheio de propriedades do bem, ele pode ser encontrado em casas de produtos naturais e supermercados e é superfácil de preparar!

xícara com chá de hibisco com flor rosa na frente

Foto: iStock

Saúde e bem-estar

Um dos flavonoides presente na planta é a antocianina, que além de ser antioxidante, é anti-inflamatório. A bebida feita a partir do hibisco é diurética, combate a inflamação celular, controla o colesterol, auxilia a digestão, impede que parte dos carboidratos e gorduras sejam absorvidos pelo intestino, melhora a circulação do sangue e é fonte de vitaminas A, B, C e cálcio.

Evite o pico!

Para barrar o diabetes no começo, estudos comprovam o potencial do hibisco. Isso porque ele atua contra as doenças que caracterizam a síndrome metabólica. “O consumo diário do hibisco melhora a pressão sanguínea em pacientes hipertensos pré-diabéticos e com diabetes tipo 2 leve”, comenta a farmacêutica Valéria Fagion.

Xô, prisão de ventre!

O chá feito com as pétalas da flor acrescentam ao percurso digestivo substâncias benéficas ao bolo fecal. “As flores são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando a água é adicionada. Essa mucilagem atrapalha a absorção de carboidratos e gorduras, fazendo com que esses passem intactos pelo trato digestório e sejam eliminados junto das fezes”, explica a nutricionista Adriana Caiafa.

Barriga lisinha

A bebida auxilia no emagrecimento, contribui no combate à obesidade, ajuda na redução de gordura abdominal e evita o acúmulo de gorduras no fígado. “Esses efeitos são atribuídos aos polifenóis (classe de compostos bioativos presentes nos vegetais e que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de doenças) presente nesse chá”, explica a nutricionista Tatiana Vizani.

VEJA TAMBÉM:
3 chás poderosos que combatem a dor de cabeça
Verde, preto ou branco: qual o melhor chá para a sua dieta?
Folha de maracujá: aprenda quais são os seus benefícios