Benefícios dos alongamentos para o corpo: saiba por que eles são importantes

Benefícios dos alongamentos para o corpo: saiba por que eles são importantes

Você sabia que além de melhorar a flexibilidade do corpo, eles reduzem os riscos de lesão? Confira quais são os benefícios dos alongamentos para o corpo

Saiba quais são os principais benefícios dos alongamentos para o corpo e aposte nessa prática
Os alongamentos contribuem com a postura corporal, melhoram a flexibilidade do corpo e reduzem os riscos de lesão – Foto: iStock/Getty Images

O alongamento é um exercício natural destinado a relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física. Ele é responsável por dar maior elasticidade aos músculos, tornando os movimentos mais fáceis e soltos.

Além disso, mesmo que a pessoa não seja praticante de nenhuma atividade, o alongamento pode ajudar no tratamento de algumas doenças ou na fisioterapia, por exemplo, para a recuperação após uma cirurgia.

Segundo a personal trainer Carina Rosin, a vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e patologias da coluna como hérnia de disco, artrose, artrite, entre outras, faz com que o ser humano tenha suas estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. “Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconfortos e até dores”, alerta a profissional. Confira mais sobre os benefícios dos alongamentos para o corpo!

Descubra os benefícios dos alongamentos e espante a preguiça!

A maioria das pessoas tem dúvida sobre se alongarem antes do treino ou após, e inclusive muitos fazem de forma errada por falta de conhecimento ou por falta de auxílio de um profissional adequado. A recomendação é que o alongamento seja feito pós-treino, pois assim irá relaxar e tirar a tensão do exercício físico.

No pré-treino não é indicado, pois aumenta a possibilidade de lesões devido ao estiramento e relaxamento da fibra muscular proporcionada pelo alongamento. “Os dois tipos mais comuns de alongamento são o passivo (quando outra pessoa lhe ajuda para alongar) e o ativo (quando a própria pessoa se alonga)”, explica a personal trainer Suelen da Silva Gomes.

A profissional apresenta quatro dicas de como fazer alongamento em casa ao dormir ou acordar, de forma rápida e simples:

 

As vantagens de se alongar:

A fisioterapeuta Luciene Maria de Paula lista os benefícios dos alongamentos no dia a dia:

 

 

Texto: Denis Eric/Colaborador | Consultoria: Carina Rosin e Suelen da Silva Gomes, personal trainers; Luciene Maria de Paula, fisioterapeuta

 

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