Descubra os benefícios do alho e cebola!

Saiba mais sobre o alho e cebola e fique por dentro dos inúmeros benefícios que esses ingredientes trazem para o organismo!

alho-e-cebola
Foto: iStock.com/Getty Images

Médicos homeopatas e nutrólogos afirmam há muito tempo que o alho e a cebola podem trazer inúmeros benefícios para a saúde quando inseridos diariamente na alimentação. Recentemente, a comunidade científica também atestou os poderes desses alimentos: tanto o alho como a cebola contêm alicina, um princípio ativo que ajuda a combater tumores, inclusive, malignos. Por isso, consumi-los todos os dias nunca será demais!

alho-e-cebola

Foto: iStock.com/Getty Images

Os segredos da cebola

Roxa ou branca, é um alimento de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela protege contra doenças cardiovasculares, é um antioxidante natural, tem efeitos antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios e ajuda, assim como o alho, a eliminar toxinas do corpo.

Por ser rico em sais minerais (fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, cloro e silício), e vitaminas (A, B1, B2, C), duas cebolas por semana, consumidas preferencialmente cruas, previne o câncer de laringe, de ovário, rins, estômago, intestino e de próstata. Consumida diariamente na salada, pode diminuir em mais de 50% o risco de câncer colorretal e o tumor de boca. Por ser antibacteriana, ainda protege contra cáries, distúrbios gastrointestinais, fungos, asma e inflamações de garganta.

Além de todas estas características, a cebola, por conter bioflavenoides, tem o poder ainda de intervir em:

• Tratamento de varizes

• Cicatrização de feridas

• Diminuição da glicemia

• Estimulação das funções digestivas

 

alho

Foto: Shutterstock

As virtudes do alho

Cozido ou cru, devido às suas propriedades depuradoras, o alho auxilia no tratamento da gripe, aumentando a resistência imunológica. Com quantidades elevadas de vitamina C, selênio e mineral anti-oxidante, o alho combate ainda os radicais livres, elimina toxinas e previne o aparecimento de câncer

Ele também atua como antibiótico, anti-inflamatório, antimicrobiano, antirreumático, antiasmático e protetor cardiovascular. Por manter os níveis de açúcar estáveis no sangue, é um ótimo aliado para o tratamento da diabetes. Recomenda-se o consumo de cinco dentes de alho por dia para sentir os efeitos benéficos desse ingrediente no nosso organismo.

Segundo especialistas no assunto, o alho pode ser considerado um remédio também para a pele. Ele ajuda no tratamento de feridas e úlceras, na eliminação de manchas, contra icterícia, cãibras, hemorroidas e até convulsões.

 

Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM