Conheça os benefícios da água e da farinha de berinjela

A berinjela pode ser consumida de duas formas que apresentam inúmeros benefícios à saúde: farinha e água! Descubra as vantagens!

A berinjela pode ser consumida em forma de água e farinha
FOTO: iStock e Getty Images

Diversos alimentos podem ser encontrados em forma de farinha e água. E, com a berinjela, não seria diferente! O legume, que pode ser consumido refogado, assado ou grelhado, também pode ser encontrado na versão de água e farinha, mantendo sua generosa quantidade de fibras. Tanto a farinha quanto a água são opções para consumir mais essas substâncias e outros nutrientes no dia a dia, o que ajuda na manutenção do peso e da saúde.

 

A berinjela pode ser consumida em forma de água e farinha

FOTO: iStock e Getty Images

 

Água de berinjela

Ela pode ser preparada em casa sem problemas. É só cortar 1/2 berinjela em cubos para cada 250ml de água e deixar os pedaços de molho da noite para o dia. Durante a manhã, descarte o legume e beba a água, ainda em jejum. O líquido também pode ser usado no preparo de sucos naturais, que se tornam ricos em fibras.

O consumo dessa água, aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, facilita o processo de emagrecimento por ajudar a eliminar toxinas e hidratar o organismo, combatendo inchaços e melhorando o fluxo intestinal. Também colabora com a sensação de saciedade.

 

SAIBA MAIS:

O poder das águas: 5 opções para emagrecer e proteger a saúde

Farinhas sem glúten para acabar com a barriga estufada

Opções de farinhas funcionais para substituir a de trigo

 

Farinha de berinjela

Apenas 2 colheres (sopa) por dia, misturadas em frutas, iogurtes, vitaminas, sopas ou no que mais sua imaginação permitir, são suficientes para aumentar o consumo diário de fibras. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concluíram que a farinha de berinjela é eficiente no processo de emagrecimento.

“Além de fibras, a farinha de berinjela contém antocianina, o mesmo antioxidante presente no suco de uva e no vinho, que combate a ação dos radicais livres”, acrescenta a nutricionista Fernanda Granja. A farinha pode ser encontrada pronta em lojas de produtos naturais e é a melhor forma de ser adquirida, já que prepará-la em casa pode não resultar em textura e sabor adequados, além de ter prazo menor de validade.

 

 

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista