Benefícios do agrião para respiração: ajuda na tosse e favorece o pulmão

A verdura é uma grande protagonista na hora de evitar os problemas respiratórios. O agrião ajuda a descongestionar os pulmões, além de fortalecer as defesas do corpo. Ele ainda é rico em vitaminas que colaboram para o bom funcionamento do corpo como um todo!

Receitas com agrião para a tosse
FOTO: Shutterstock.com

Você conhece os benefícios do agrião para respiração? O vegetal é presença garantida em remédios caseiros contra tosse e pulmão congestionado, e existem bons motivos para isso. “É indicado para pessoas que sofrem de problemas nas vias respiratórias, pois tem ação descongestionante, expectorante e fluidificante”, afirma a nutricionista Luana Vasconcelos. As folhas possuem função expectorante, ou seja, ajudam a eliminar o muco dos pulmões, tornando a respiração mais fácil. Saiba mais sobre o assunto!

Para o corpo todo

Os benefícios do agrião não são somente para os pulmões: estendem-se para o organismo inteiro. “Apresenta vitaminas do complexo B (responsáveis pelo crescimento, pelo nosso humor e concentração) e é excelente fonte de vitamina C. Tem boas quantidades de minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro, importantes para o funcionamento da glândula tireoide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue”, enumera a nutricionista. Além disso, ele também contribui para o sistema imune, pois é rico em vitamina A.


O iodo, mineral importante para a tireoide, concentra-se nos talos do agrião. Não desperdice!


Benefícios do agrião para tireoide

Os benefícios do agrião são muitos: ele tem boas quantidades de minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro, importantes para o funcionamento da glândula tireoide. FOTO: Shutterstock.com

Protege a saúde

Por ser rico em antioxidantes, o agrião ainda pode prevenir tumores. Pesquisa realizada na Irlanda do Norte mostrou que o consumo da verdura pode proteger principalmente fumantes, que têm níveis de antioxidantes mais baixos no organismo. Assim como outras verduras verde-escuras, como a rúcula e o espinafre, o agrião contém quantidades significativas de cálcio, mineral essencial para a prevenção da osteoporose.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista

 

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