Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica se é necessário cortar as cutículas
Especialista explica se é necessário cortar as cutículas - Shutterstock

Beleza

Tirar ou manter as cutículas? Especialista responde

Entenda se a prática de remoção de cutículas é saudável ou não para a sua saúde

“Tirar ou não as cutículas?”, eis a questão. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa etapa não é indispensável para ter unhas impecáveis e que parecem até ter sido feitas no salão. A verdade é que manter as cutículas traz diversos benefícios, já que essas “pelinhas” servem para proteger as unhas.

Ou seja, elas não são nossas inimigas, e sim aliadas. “A cutícula confere proteção para evitar a entrada de fungos e bactérias na dobra ungueal, ela é a proteção das unhas”, explica a Dra. Fernanda Nichelle, especialista em dermatologia estética.

Acabar com essa proteção das unhas pode até causar problemas, já que é comum se cortar acidentalmente com o alicate. “O uso do alicate costuma gerar alguns pequenos traumas que podem facilitar o surgimento de infecções e processos inflamatórios no local”, explica a Dra. Fernanda.

O uso do alicate para retirar as cutículas pode ser prejudicial para a saúde
O uso do alicate para retirar as cutículas pode ser prejudicial para a saúde – Foto: Shutterstock

E o mais surpreendente é que manter as cutículas pode até deixar suas mãos com uma estética melhor! Isso porque, na verdade, quanto mais tentamos tirar as cutículas, mais essas “pelinhas” insistentes e teimosas vão aparecer. Por outro lado, deixá-las de lado faz com que elas fiquem cada vez mais finas.

Além disso, deixar de retirar as cutículas ainda vai poupar bastante do seu tempo, uma vez que essa costuma ser a parte mais demorada do processo de fazer unhas.

Hidratação nunca é demais

Para cuidar das cutículas e deixá-las sempre saudáveis e bonitas, é recomendado hidratá-las sempre, usando óleos ou cremes. “Apenas a hidratação é suficiente para manter a saúde das unhas”, afirma Dra. Fernanda.

Vale lembrar que a única exceção, nesse sentido, é quando a pessoa tem alguma patologia do leito ungueal. Nesses casos, pode sim ser recomendado também retirar as cutículas.

Mais notícias como essa

Saúde

Sintoma pode estar relacionado a problemas no ouvido, neurológicos, vasculares e emocionais ou até a deficiências nutricionais

Beleza

Unhas fracas e quebradiças? Confira aqui dicas valiosas para deixá-las mais fortes e resistentes

Pets

Muitos tutores de animais como gatos, coelhos e mini porcos têm dúvidas sobre se eles podem e devem usar coleira e passear

Beleza

A escolha de um bom hidratante e o uso de produtos cremosos são essenciais para garantir a make perfeita para a pele seca