Sem errar no corte: veja qual estilo de franja é ideal para o seu rosto

Aposte no corte de franja que mais combina com o seu rosto e a sua personalidade

Saiba qual estilo de franja escolher
Saiba qual estilo de franja escolher - Shutterstock

por Larissa Silva
Publicado em 22/03/2021 às 22:00
Atualizado às 22:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Franjas nunca saem de moda e são capazes de potencializar a beleza de qualquer mulher. Em tempos de pandemia, em que o ideal é ficar em casa, são poucas as pessoas que não quiseram se arriscar no corte de franja caseiro. Quem passou por essa situação sabe que o objetivo era um só: transformar o visual.

É por isso que é bom ficar atenta na hora de definir o tipo de corte, pois será por meio dele que você irá transmitir o seu próprio estilo e a sua personalidade. 

Estilos de franjas x formatos de rosto

Quem nunca ouviu falar que as mulheres que têm o rosto arredondado devem fugir dos cortes de franja reta? Entretanto, para a cabeleireira e maquiadora Virgínia Barbosa, você pode quebrar as regras e escolher o corte que você deseja. "A pessoa tem que escolher a franja que ela se sinta bem".

Virgínia também relatou que a moda atual resgatou algumas franjas dos anos 80. "O corte estilo mullet e o shaggy é perfeito tanto para os cabelos lisos quanto para os cacheados".

Confira as opções de cortes de franja para você arrasar no visual:

Franja assimétrica

Deixa o visual mais ousado já que o corte fica mais bagunçado. Além disso, o estilo é bem versátil, você pode usar a franja assimétrica partida no meio, para o lado ou o tradicional, para a frente. Os rostos que ficam mais harmonizados com esse corte são o triangular e o redondo.

Franja em cabelo cacheado

De acordo com Virgínia, não há segredo na franja em cabelo cacheado. Em geral, o corte não é totalmente reto e você pode apostar no estilo shaggy, em que cada metade da franja fica para um lado. Contudo, o ideal é sempre seguir o desenho natural do cacho.

A dica da Virgínia para as cacheadas que querem cortar o cabelo em casa é: cortar a franja com o cabelo seco. Dessa forma, você saberá o tamanho certo do corte, mas nada de esticar os cachos, viu?

Para cuidar da franja com textura, você pode escolher um creme para pentear ou mousse, de acordo com o tipo de fio. "Se o cabelo for mais oleoso, eu recomendo usar um mousse, porque ele dá um efeito mais seco no cabelo. Lave o cabelo normalmente, passe o creme para pentear ou o mousse, depois amasse bem o cabelo e deixe-o secar naturalmente", afirma a cabeleireira.

Reprodução / @virginiabarbosamua
Instagram / @virginiabarbosamua / Reprodução

Franja Cortininha

Também chamada de Curtain bangs, essa franja não tem mistérios, seu estilo é repartido no meio. Para deixar o visual mais elegante, os cabelos no centro são menores que as laterais. A melhor parte desse corte é que ele é considerado o ideal para todos os tipos de rostos.

Franja estilo cortininha
Instagram / @majutrindade / Reprodução

Franja baby bangs

Este corte você pode deixá-lo retinho ou desfiado, então aposte no visual que mais combina com a sua personalidade. Entre todos os estilos de franja, a baby bangs é a que divide opiniões, afinal sua estética é fora do convencional. Isso porque ela é a franja mais curtinha de todas, ficando geralmente na metade da testa. Como a franja ajuda a deixar o rosto mais longo, ela é indicada para os rostos redondos e quadrados.

Franja baby bangs
Instagram / @biancafbin / Reprodução 

Se você tem o cabelo liso ou tem fios mais finos, para deixar sua franja mais radiante o ideal é deixar que o cabelo seque naturalmente. Já as franjas com redemoinho ou onduladas precisam da ajuda do secador e de uma escova redonda para deixar os fios alinhados.  

Colaboradora: Cabeleireira e maquiadora Virgínia Barbosa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.