Beleza

Saiba o jeito certo de cuidar das unhas no inverno

Assim como a estação requer cuidados específicos com a pele o cabelo, também é preciso cuidar bem das unhas para mantê-las saudáveis

Cuide corretamente das unhas na estação mais fria do ano - Shutterstock

Na estação mais fria do ano, nossas unhas costumam ressecar e perder a umidade natural devido ao uso excessivo de água quente em certos momentos do dia, como naquele banho quentinho que parece inofensivo, mas pode ser prejudicial à região. Além disso, o uso constante do álcool em gel por si só já as deixam mais fracas. 

Por isso, a principal recomendação dos especialistas para cuidar corretamente das unhas durante o frio é sempre hidratá-las. E essa mesma orientação vale para muitas outras áreas, como pele, cabelos e corpo. Mas o segredo está em usar cremes específicos para cada região, viu? 

Além da hidratação, outros cuidados complementares são essenciais para manter as unhas fortes. Segundo a dermatologista Luisa Agrizzi De Angeli, a falta de ferro pode ser uma das causas para as unhas ficarem quebradiças e enfraquecidas. "É importante sempre fazer um check-up e verificar se não há nenhuma deficiência em seu organismo", clarifica.

Para mantê-las firmes e brilhantes, existem algumas recomendações que devem ser seguidas com atenção. A primeira é sobre os hábitos alimentares: uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes vai ajudar a fortalecer as unhas, enquanto uma alimentação desbalanceada pode causar o efeito o oposto.

Já a segunda orientação é sobre o uso recorrentes de esmaltes, sobretudo alongamento. É sempre bom dar uma respirada, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ou seja, você não precisa dar adeus às esmaltações ou extensões, mas manter frequências saudáveis e que não danifiquem as unhas. Ainda sobre a parte estética, outra dica de ouro é apostar nos removedores de esmalte sem acetona.

Um cuidado que também deve ser considerado é evitar andar descalço e secar bem as unhas após o banho. "Mantê-las sempre limpas, secas e cortadas é a melhor forma de não contrair micose, por exemplo", ressalta a dermatologista.

Fontes: Luisa Agrizzi De Angeli, médica dermatologista. 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência