Receitas naturais para acne podem ajudar na inflamação

Farmacêutico explica que a camomila pode ser usada em receitas naturais para combater os efeitos da acne

A acne ocorre a partir da obstrução dos folículos por óleo e células mortas
A acne ocorre a partir da obstrução dos folículos por óleo e células mortas - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 21/05/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em algum momento da vida você, provavelmente, vai ter que lidar com pelo menos uma espinha. Seja pela puberdade, desequilíbrios hormonais ou estresse, por exemplo, a acne pode surgir em qualquer fase da vida e gerar diversos incômodos, que vão desde à estética até a dor causada pelas inflamações na pele. 

Segundo o farmacêutico Jamar Tejada,  essa é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Com isso, sintomas como cravos, espinhas com pus e até caroços vermelhos podem surgir em diferentes regiões do rosto, colo e costas. 

Vale lembrar que, embora as acnes sejam comuns, nem sempre o tratamento é fácil e ele costuma variar de caso para caso, principalmente quando a pessoa não apresenta uma espinha isolada, mas uma crise inflamatória em todo o rosto. Em casos de surto ou reincidência das espinhas, o ideal é sempre consultar o médico dermatologista para iniciar um tratamento adequado e supervisionado, viu? 

Receitas naturais para acne podem ajudar na inflamção
A camomila pode ajudar na inflamação da acne (Crédito: Shutterstock)

Porém, além disso, é possível contar com outras ajudas nesse momento, sobretudo as naturais — aquelas que levam ingredientes calmantes, ou seja, nada de ácidos ou remédios sem orientação — e visam acalmar a pele inflamada e sensibilizada. 

"A camomila é uma boa opção para aliviar vermelhidões na pele, além de desinfectar pequenas feridas. Em opção ao chá, a camomila pode também ser usada na forma de cremes, pomadas ou receitas simples", salienta o farmacêutico, que ensina duas receitas naturais para a acne. Anote aí: 

1- Emplastro de flor de camomila, melissa e chá-verde

  • 3 colheres de sopa das flores/folhas secas 
  • Mel
  • Própolis

Modo de preparo: Junte os ingredientes e mexa até obter uma pasta. Depois, é só aplicar sobre as áreas com acne. 

2 - Esfoliação com farelo de aveia

  • Um punhado de farelo de aveia
  • Água
  • 1 colher de sopa de mel
  • 5 gotas de óleo de camomila

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até formar um creme esfoliante. Depois, aplique na pele delicadamente, sempre em movimentos circulares. Retire tudo com água fria. 

E aí, gostou das receitinhas? Lembre-se de que, apesar de naturais, algumas pessoas ainda assim podem desenvolver alergias, portanto, vale dar aquela consultado no dermatologista antes de usá-las. Ah, e mantenha os cremes longe dos olhos, crianças e bichinhos de estimação! 

Fonte: Jamar Tejada, farmacêutico pós-graduado em ciências homeopáticas e responsável pela Anjo da Guarda Farmácia de Manipulação e Homeopatia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.