Guia prático: 5 dicas para combater o envelhecimento da pele

Especialista explica passo a passo de como combater o envelhecimento da pele e deixá-la firme e bonita sem usar produtos caros

Deixe a sua pele macia e firme com essas dicas
Deixe a sua pele macia e firme com essas dicas - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/04/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Conforme os anos passam, algumas mudanças vão acontecendo com a saúde em geral, mas, muitas vezes, as mudanças físicas são as primeiras a serem notadas. Assim, quando a idade chega, uma pele mais flácida e com marcas, passa a ser normal. 

Segundo a médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética Roberta Padovan, embora rugas mais graves normalmente não possam ser totalmente revertidas com cremes, sua aparência pode, sim, ser diminuída. O segredo é apostar nos produtos e dicas certas! Por isso, confira 5 passos para combater o envelhecimento da pele: 

Invista nas etapas básicas de cuidados com a pele

Se você é iniciante no mundo da skincare, saiba que três produtos são essenciais para manter sua pele bem cuidada: sabonete ou gel de limpeza, creme ou sérum hidratante e o filtro solar — sempre nessa ordem.  Assim, protetor e o hidratante são os dois produtos anti-envelhecimento mais eficazes para ter uma diferença notável. 

Em relação ao hidratante, aplicado assim após a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente, mas preste atenção nas texturas: "peles mais secas se beneficiam de cremes mais ricos em óleo, enquanto as mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free", destaca a especialista. 

Já ao comprar um protetor solar, selecione aquele que ofereça maior proteção, ou seja, com FPS  (fator de proteção solar) a partir de 30, resistência à água e textura adequada ao seu tipo de pele. 

Trate a sua principal alteração de envelhecimento de pele

É sempre importante questionar o que mais te incomoda em relação ao envelhecimento da pele. Concentrando-se em uma preocupação, como rugas ou manchas escuras, você obterá os melhores resultados. Assim, o pulo do gato é procurar por um produto que atenda especificamente a sua preocupação. 

Leia os rótulos dos produtos

Fique de olho na função dos ativos na fórmula do produto, viu? Você pode prestar atenção aos consagrados na dermatologia, como os derivados de vitamina A, alfa-hidroxiácidos, clareadores, silício e ácido hialurônico, por exemplo. 

Segundo Roberta, é importante reforçar também o uso dos antioxidantes, como Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol. "Eles são verdadeiros defensores da nossa pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele, portanto, causam rugas", explica. Aplique-os antes do protetor para potencializar o efeito!

Seja realista

Nada de promessas exageradas! Lembre-se que tudo leva tempo e nada vai transformar o seu rosto de um dia para o outro. Além disso, não vá pelo preço: nem sempre os mais caros são realmente os melhores, assim como, nem mesmo as melhores formas são capazes de milagres. As marcas do tempo são normais e tá tudo bem! 

Vá ao dermatologista

Ainda que algumas dicas sejam realmente úteis, cada pele é única, né? Por isso, é importante ter uma avaliação individual para entender quais são as principais necessidades e seguir um tratamento correto e eficaz, que só pode ser prescrito por profissionais qualificados, como os dermatologistas. 

Fontes: Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.