Formatos de rosto: descubra qual é o seu!

Redondo, oval, coração... os formatos de rosto são muitos! Mas qual será o seu? Vem descobrir e comece a usá-lo ao seu favor

Descobrir o formato do seu rosto pode ajudar na escolha de acessórios e maquiagens
Descobrir o formato do seu rosto pode ajudar na escolha de acessórios e maquiagens - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 26/02/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Testes, em geral, costumam ser bastante interessantes, né? Afinal, logo a gente quer saber o resultado, ver o que mais tem a ver com nossa personalidade e por aí vai. Mas e se o quizz em questão for de beleza? Aí melhor ainda! Então, a proposta de hoje é: descubra qual é o formato do seu rosto! 

Embora cada pessoa tenha uma aparência única, é possível agrupar os formatos de rosto em grandes grupos. Isso serve, principalmente, para identificar qual é o seu 'shape' e, a partir disso, fazer escolhas mais assertivas para o visual, como de acessórios, cortes de cabelo e maquiagens. Vamos descobrir o seu? 

Para te ajudar nessa busca, tire uma foto frontal do seu rosto, que, preferencialmente, não seja uma selfie para conseguir ver as proporções exatas. Vale encostar na parede, com uma boa iluminação, e pedir para alguém tirar, viu? Depois, encaixe-o em alguns dos formatos abaixo, como na imagem. 

Os 6 formatos de rosto

formatos de rosto
Oval, quadrado, redondo, retangular, coração e diamante são os 6 formatos de rosto (Foto: Shutterstock)

Oval

Se você deu match com o oval, parabéns! Esse é considerado o formato mais simétrico de todos, sabia? Por isso, costuma ser usado como parâmetros para proporções. Nele, o comprimento será um pouquinho mais que a largura, causando um efeito de alongamento.

Redondo

Ele pode ser confundido com o oval, mas alguns pontos te ajudarão a diferenciá-lo: a testa é mais arredondada e ele é mais proporcional entre largura e comprimento, como um círculo. Vale ressaltar que, embora o rosto redondo seja associado ao sobrepeso, isso não é verdade! O formato independerá do seu peso, viu? 

Quadrado

Em termos de proporção, o rosto quadrado se assemelha ao redondo, pois suas linhas têm a mesma dimensão. A diferença, porém, é que, apesar do tamanho, as linhas tendem a ser mais retas e marcadas. 

Retangular

Quando pesquisar pelo formato retangular, você poderá encontrar outro nome para ele: 'oblongo'. Mas significa a mesma coisa! Nesse shape, o comprimento é quase o dobro da largura, por isso ele parece maior e mais alongado, como o oval. No entanto, suas linhas laterais são retas e muito definidas, como no quadrado. 

Coração

Que nome fofo, né? No rosto coração, algumas partes são mais evidenciadas, como a testa e as maçãs por serem mais largas. Outro ponto para identificá-lo é a lateral: ela é reta e afina ao chegar no queixo, criando um efeito de triângulo invertido, ou seja, começa reto e maior, e vai afinando e diminuindo. 

Diamante

Assim como no coração, o queixo continua tendo a aparência da ponta de um triângulo. A diferença, porém, é que ele não vai afinando gradativamente como no anterior. Nesse formato, a testa é estreita, as maçãs maiores (causando uma abertura) e o queixo é, novamente, afinado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.