Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Proteger o cabelo do sol é importante para não danificar os fios
Proteger o cabelo do sol é importante para não danificar os fios - Shutterstock

Beleza

Dermatologista dá dicas de como proteger o cabelo do sol

Especialista fala dos vários riscos do sol para o cabelo e dá dicas de como proteger os fios nos dias mais quentes

A exposição moderada ao sol diariamente é essencial, já que aumenta a produção de vitamina D do organismo e traz vários benefícios para a saúde. Contudo, em excesso, os raios solares causam danos significativos, não apenas para a pele como para o couro cabeludo e o cabelo em si.

Os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol podem danificar a estrutura dos fios, levando a problemas como ressecamento, quebra, desbotamento da cor e alterações na textura capilar. Assim, é crucial saber como proteger o cabelo do sol, especialmente nas épocas mais quentes do ano.

Segundo o dermatologista Gustavo Martins, alguns dos principais malefícios do sol para os fios são:

  • Ressecamento e perda de umidade: a exposição prolongada ao sol pode retirar a umidade natural dos cabelos. “Isso acontece porque os raios UV danificam a camada externa dos fios, conhecida popularmente como cutícula, prejudicando sua capacidade de reter água e nutrientes essenciais”, explica Gustavo, que é presidente do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar.
  • Danos à estrutura capilar: a proteína capilar, a queratina, se danifica com os raios UV. Como ela é responsável pela estrutura e resistência do cabelo, isso traz grandes problemas.
  • Desbotamento da cor: a exposição ao sol pode causar desbotamento da cor dos cabelos, especialmente em fios tingidos ou com mechas.
  • Alterações na textura capilar: o calor do sol pode alterar a estrutura dos cabelos, resultando em uma mudança na textura, como cabelos mais secos, ásperos ou com frizz. Isso ocorre devido à perda de proteínas e lipídios essenciais que mantêm os fios saudáveis e alinhados.

A seguir, veja 4 dicas para proteger o cabelo do sol e evitar todos esses malefícios dos raios solares:

1- Use proteção solar

Existem sprays, cremes e óleos capilares cuja função é proteger os fios dos raios UV. Eles são grandes aliados para evitar problemas, assim como o protetor solar é para a pele.

2- Cubra os cabelos

Chapéus, bonés, lenços ou guarda-sóis não servem apenas para fugir daquela sensação ruim do sol nos olhos ou amenizar o calor.

Eles também podem auxiliar na proteção dos fios, evitando queimaduras graves, especialmente durante as horas de maior intensidade solar, entre 10h e 16h.

3- Hidrate regularmente

Mantenha os cabelos bem hidratados, utilizando máscaras capilares hidratantes e condicionadores nutritivos regularmente.

A hidratação ajuda a repor a umidade perdida e a fortalecer a estrutura dos fios, tornando-os mais resilientes aos danos do sol.

4- Evite exposição excessiva

Por fim, sempre que possível, evite ficar tanto tempo exposto ao sol, ainda mais se o seu cabelo não estiver protegido no momento. Procure sombras e tente ficar nelas nos períodos de sol mais forte.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema