Corte em camadas e transição capilar: será que dá certo?

Cortar o cabelo durante o processo de transição capilar pode ajudar a acelerar o processo, sabia? Descubra se o corte em camadas é mesmo a melhor opção

Cortar o cabelo ajuda a remover as partes alisadas
Cortar o cabelo ajuda a remover as partes alisadas - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 24/03/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a beleza natural sendo cada vez mais realçada, aceita e valorizada, o número de mulheres mostrando e assumindo seus cabelos naturais segue aumentando. Entre elas, podemos citar algumas famosas que decidiram abandonar as madeixas lisas e colocar os cachos para jogo, como Maisa, Aline Campos, Bruna Marquezine, Manu Gavassi e a ex-bbb Paula Amorim. 

Apesar da boa causa, no entanto, sabemos que não é um processo fácil, né? Isso porque, além de ter que lidar com texturas diferentes em cada fio, a autoestima costuma ser bastante abalada durante a transição. Por isso, a principal dica para não desanimar é focar nos seus motivos e no resultado que logo chegará! <3

E você sabia que alguns cortes, como o em camadas, podem te ajudar nesse momento? Conversamos com o hairstylist Rodrigo Cintra para responder se o corte em camadas pode, de fato, ser útil durante a transição e outras dúvidas comuns sobre o assunto. Vem ver! 

Alto Astral: Como funciona o processo de transição capilar?

Rodrigo Cintra: A transição capilar é a remoção total de processos químicos feitos para alisar os fios. Ela consiste em interromper qualquer tipo de alisamento e deixar os cabelos crescerem naturalmente.

AA: Quais cuidados devem ser tomados durante a transição capilar?

RC: Cuidar do cabelo como você sempre cuidou, fazendo hidratações em casa e no salão. No início, muitas secam a raiz para ela ficar parecida com o cabelo alisado, portanto, precisa usar CC Cream com proteção térmica. Já quando duas texturas ficam mais aparentes, pode  estilizar os fios com fitagem e dedoliss e usar produtos ativadores de cacho ou até gel no comprimento e pontas. Para disfarçar a raiz crescida, pode apostar em lenços e faixas, já para as diferentes texturas, algumas apostam em rabos e coques. 

AA: O corte pode auxiliar no processo de transição?

RC: Sim, porque o corte facilita a remoção das partes alisadas. Ele pode ser feito gradualmente, sempre cortando um pouquinho à medida que os cabelos vão crescendo, ou, se você preferir, pode fazer o corte pixie, que é mais radical — quando você tira todo o efeito do alisado, chega ao final da transição e o corte é chamado de Big Chop. 

AA: Como funciona o corte em camadas e quais são os seus benefícios para a transição capilar?

RC: O corte feito em camadas é  uma excelente opção para quem não quer perder tanto comprimento. Desta forma é possível passar pela transição sem radicalizar e também ter mais tempo para se acostumar com a mudança. 

AA: Todos os tipos de cabelos podem fazer esse corte em camadas?

RC: Depende. Como se trata de um corte repicado, ele realmente vai bem com diversos tipos de texturas. Porém, é importante conversar com o seu cabeleireiro para que juntos vocês definam e adaptem o corte de acordo com a sua textura e os seus traços.

Fonte: Rodrigo Cintra, hair stylist, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H), e idealizador do The Art Salon.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.