Como fazer as unhas em casa: passo a passo para iniciantes

Decidiu fazer as unhas? Veja como se organizar, ter os materiais certos em casa e assistir a alguns tutoriais pode te ajudar no começo

Fazer as unhas em casa é uma questão de prática
Fazer as unhas em casa é uma questão de prática - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 29/03/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Falta de tempo, economizar dinheiro ou simplesmente preferir o conforto que só a nossa casa tem são alguns dos fatores que fazem com que muitas mulheres deixem de lado às idas aos salões de beleza e passem a se cuidar em casa, principalmente quando os cuidados são com as unhas

Entretanto, para quem tem pouca ou nenhuma habilidade no assunto, tirar a cutícula e fazer uma nail art parece um desafio, né? A boa notícia é que a internet consegue ensinar tudo e com as dicas e tutoriais certo, basta praticar para ficar expert na tarefa! Unhas sem cuidar? Nunca mais!

Separe o bloco de notas, porque listamos as melhores dicas sobre como fazer as unhas em casa e, de brinde, ainda tem alguns videozinhos rápidos e explicativos. Vem ver esse passo a passo para iniciantes! 

Lista de compras

Para dar forma e cor às garras, alguns materiais serão necessários, viu? Mas, calma: não precisa comprar tudo de uma só vez, comece pelo básico! Anota aí:

  • alicate
  • palito de unha
  • lixa
  • espátula
  • algodão
  • acetona 
  • base
  • esmaltes
  • extra brilho ou top coat
  • um paninho que possa sujar

Organização e limpeza

Tudo comprado? Então, é hora de partir para dois pontos muito importantes: como se organizar e manter tudo limpinho. Primeiro, vale ter uma frasqueira ou bolsinha onde você possa guardar todos os itens de unhas.

Depois, se atente para alguns pontos de limpeza: esterilize alicate e espátulas, jogue fora algodões usados e mantenha o local sempre limpo e desinfetado.

Ah, e nada de compartilhar as ferramentas, viu? Esse hábito pode ser prejudicial tanto para a saúde das unhas, quanto para o corpo no geral. Isso porque algumas doenças podem ser transmitidas por contato pelo sangue, por exemplo. Cuidado! 

Aprendendo na internet

Com tudo a postos, é o momento de entender quais são os passos para fazer as unhas em casa e como executar cada um deles! Vamos lá? 

  1. Retire os resquícios do esmalte anterior com acetona e algodão.
  2. Lixe as unhas no formato desenhado (stiletto, amendoada, bailarina, quadrada...).
  3. Passe um hidratante nas cutículas e molhe-as para amolecer. Em seguida, com cuidado, tire-as com a ajuda do alicate e empurrando com as espátulas.
  4. Quando as unhas já estiverem limpas, lixadas e com as cutículas feitas, é hora de passar a base e decidir o esmalte.
  5. A etapa mais legal chegou: abuse da criatividade e referências e pinte, crie e desenhe nas unhas! 
  6. Com a esmaltação finalizada, limpe os cantinhos com palito, algodão e acetona.
  7. Por fim, finalize com top coat (ou extra brilho) e spray de secagem.

Parece fácil, né? Mas se restou alguma dúvida por aí, é só dar play nesses tutoriais rapidinhos que separamos para você e arrasar! 

@tatilimanails Passo a passo da técnica que uso para tirar a cuticula! #unhas#unhasgrandes#unhasnaturais#nailtutorial#nails#nailsvideotutorial#unhastutorial♬ Gold - Jack Kane
@samanthab.andrade AUTO CUIDADO ❤️ #manicure#pedicure#unhas#fy#fypシ♬ MONTERO (Call Me By Your Name) - Lil Nas X
@camizlla Tutorial das unhas bailarina #unhas#unhasnaturais#unhasgrandes#unhasbailarina#unhasstiletto#PepsiApplePieChallenge♬ 212 - Chefin oficial & Mainstreet
@marciiamorim Quem aí ama esse formato? 💕 #unhas#unhasfortes#unhasnaturais#formatosdeunha#manicure#brasil#tutorial♬ Swear By It - Clutch

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.