Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda se o chocolate faz bem ou não para a saúde da pele e se influencia na piora do quadro de acne
Saiba se o chocolate pode prejudicar a pele acneica - Foto:Shutterstock

Beleza

Chocolate causa acne? Saiba a verdade por trás dessa dúvida

Entenda se o chocolate faz bem ou não para a saúde da pele e se influencia na piora do quadro de acne

O chocolate sempre foi considerado um vilão para as pessoas que têm acne, por estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a quantidade de espinhas na pele. Mas será que o alimento pode mesmo agravar a condição? 

O dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece que não é o chocolate que causa a acne, mas sim o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite acrescentado a ele. 

“O açúcar é o grande vilão do mundo moderno, pois sua ingestão em excesso faz com que produzamos radicais livres, que seria o ‘lixo produzido pelo nosso metabolismo’”, aponta o diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.

De acordo com ele, “esse radical livre é difícil de ser liberado, levando então ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e consequentemente o envelhecimento de modo acelerado”. 

Então, o que fazer?

Para quem sofre com acne, mas não quer ter que abrir mão do chocolate — principalmente com a chegada da Páscoa — o dermatologista recomenda consumir opções com alto teor de cacau, já que possuem baixa concentração de leite, açúcar e gorduras em sua composição.  

“Quanto menor for a quantidade desses ingredientes e mais concentrado for em cacau, menos mal fará. Assim, dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de cacau”, orienta José Roberto. 

O dermatologista ressalta que o cacau é um produto versátil, que por ser rico em minerais e polifenóis, pode ser usado nos cosméticos anti-idade, sabonetes, shampoos, condicionadores e até hidratantes corporais.

No entanto, é importante lembrar que o chocolate branco é feito com a manteiga do cacau e não com a fruta. Por isso é muito mais rico em açúcar e gordura hidrogenada. Então, se você tem acne e/ou convive com espinhas na pele, deve fugir desse produto.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema