Candy Color Hair: aprenda a cuidar do cabelo colorido

Segundo especialista, os cuidados devem começar antes mesmo da tintura, realizando um teste de segurança nos fios

Confira como manter as madeixas coloridas, hidratadas e saudáveis!
Confira como manter as madeixas coloridas, hidratadas e saudáveis! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 21/09/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O encantamento pelos cabelos coloridos sempre fez parte da vida de crianças e adolescentes. No entanto, as cores foram ganhando cada mais espaço nas madeixas de adultos, principalmente famosos, e se tornou uma tendência sem previsão de acabar. 

De lá para cá, o que costuma variar são as tonalidades e a forma de tingir, por exemplo. Atualmente, quando falamos em adicionar cor aos fios, automaticamente encontramos a nova moda: o Candy Color Hair. Com um ar de fantasia, as madeixas ganham tons pastéis, podendo ser de apenas uma coloração ou até mesmo um verdadeiro arco-íris. 

Dessa forma, o cabelo colorido foi além de uma simples transformação e se tornou uma verdadeira arte. Por isso, é essencial saber cuidar desses fios especiais para manter sua cor, hidratação e saúde. "Apesar da aparência única e exuberante, os cabelos com as chamadas Candy Color necessitam de cuidados específicos para que a fantasia siga viva e fortalecida", conta o gerente de produtos e pesquisa da Mahogany, Carlos Correa.

Os 4 passos para um cabelo colorido, saudável e brilhante

Você sabia que os cuidados devem começar antes mesmo da coloração dos fios? Cada etapa desse processo pede uma atenção específica. Afinal de contas, as cores precisam permanecer bonitas e os fios, saudáveis! Confira 4 passos ensinados pelo especialista para um haircare cheio de cor e vida!

1 - Teste de mecha

Antes de se jogar nas tonalidades pastéis (ou em qualquer outra), é preciso testar os fios! Essa prova servirá para analisar se o cabelo aguentará passar por essa mudança, devido à química. "A análise capilar verifica cada caso para mostrar se o fio suportará a transformação. Cabelos opacos, quebradiços e sem vida são alguns indicativos de fraqueza, podendo ser prejudicial às madeixas", explica Carlos.

2 - Cronograma de lavagem

Lavar o cabelo em curtos espaços de tempo poderá causar um enfraquecimento precoce da cor, ou seja, quanto mais você recorrer à lavagem, mais a tintura desbotará. Por isso, a recomendação da marca para as madeixas tingidas é dar maiores intervalos na hora de lavar e utilizar sempre produtos específicos e de qualidade. 

3 - Sem excessos

Segundo o gerente, água do chuveiro, piscina ou do mar e a exposição ao sol, podem ser prejudiciais para os fios em tons fantasia. Ele adverte ainda que a temperatura do banho, se quente, causa ressecamento, enquanto sal e cloro aceleram o desbotamento das cores. Maneire! 

4 - Hidratação é sua melhor amiga

"A hidratação auxilia a ter mais umidade, que acaba sendo perdida com a tintura e calor do secador e prancha. Com os fios mais ressecados, o indicado é utilizar produtos hidratantes ao menos uma vez por semana. Além disso, a manutenção capilar é fundamental para preservar o tom", indica Carlos. 

Fonte: Carlos Correa, gerente de produtos e pesquisa da Mahogany — marca especializada em cosméticos de alto padrão.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.