Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda os cuidados necessários para usar a cabine de secagem de forma segura
Entenda os cuidados necessários para usar a cabine de secagem de forma segura - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabine de secagem para esmalte em gel faz mal? Entenda

A cabine de secagem é uma grande aliada de quem é adepto da esmaltação em gel; saiba se seu uso traz malefícios

A cabine de secagem é um utensílio indispensável para quem é adepta da esmaltação em gel, afinal ele é responsável pela secagem. No entanto, seu uso vem sendo questionado após relatos que envolvem a segurança do aparelho.

Nesta semana, por exemplo, um relato de uma usuária deste tipo de esmaltação chocou nas redes sociais. No vídeo, postado no TikTok, a usuária mostra a diferença de coloração das suas mãos após certo tempo usando a cabine de secagem. Mas será que isso acontece de verdade? Fomos atrás de especialistas para entender.

Entendendo a esmaltação em gel

Segundo a nail artist Nathanni Cavalcante, do salão Fil Hair & Experience, as cabines de secagem funcionam através de luzes ultravioleta e/ou led. Juliana Germano, especialista em nail design, acrescenta que a secagem na cabine ajuda a garantir que o esmalte em gel tenha uma aderência forte às unhas, o que resulta em uma maior durabilidade do esmalte.

“Com este processo, o acabamento acaba se tornando mais suave e sem marcas no esmalte em gel. Isso evita manchas, bolhas ou imperfeições que podem ocorrer durante a secagem natural”, explica Juliana sobre as vantagens da máquina.

Quanto aos possíveis malefícios da cabine de secagem, há quem acredite que o utensílio cause câncer de pele. Fernanda Nichelle, que é médica pós-graduada em dermatologia, explica que não há nenhum estudo na literatura médica indexada que comprove que essas máquinas causem esse tipo de problema.

Apesar disso, isso não isenta ninguém de danos, especialmente quando se refere ao uso prolongado. “O uso da cabine de secagem para esmaltação em gel é seguro quando feito corretamente. No entanto, a exposição prolongada à radiação UV das luzes pode aumentar o risco de danos à pele, como queimaduras e envelhecimento precoce”, diz Juliana.

Além disso, a especialista em nail design ressalta que algumas pessoas podem ser sensíveis aos produtos químicos presentes no esmalte em gel, o que pode causar reações alérgicas. Por isso, é importante ficar de olho em qualquer reação adversa.

Cuidados necessários ao usar a cabine de secagem

Ainda que esse aparelho não cause câncer de pele, como é difundido popularmente, ele exige uma série de cuidados. Dra. Fernanda, por exemplo, recomenda o uso de luvas. “Com o tipo de raio ultravioleta emitido pelas máquinas de secagem, se faz necessário o uso de luvas de proteção, para diminuir a chance de contato dessa radiação com a pele”, explica.

Já Nathanni indica o uso de protetor solar para se proteger das luzes. O ideal é que ele seja aplicado nas mãos minutos antes do procedimento e que o fator de proteção (FPS) seja correto para o seu tipo de pele.

Juliana, especialista em nail design, reforça também a escolha de um salão confiável, que siga as instruções de uso da cabine. Após o procedimento, é bom hidratar as mãos e as cutículas com um creme ou óleo hidratante e observar as unhas por algum tempo. Caso surja algum indício de que há algo errado, é importante buscar um dermatologista ou profissional no cuidados com as unhas.

Por fim, cabe ressaltar que cada pessoa possui necessidades e especificidades diferentes. Portanto, vale a pena sempre consultar um profissional especializado antes do procedimento, tudo bem?

Mais notícias como essa

Moda

Conheça as melhores dicas para seguir a tendência que prioriza a funcionalidade e o conforto

Beleza

Renata Barcelli, especialista em micropigmentação, esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento que faz sucesso no verão

Finanças e Empreendedorismo

Uma boa educação financeira na infância é importante para criar adultos conscientes, que sabem como cuidar de seu dinheiro

Saúde

Dermatologista explica como ler o rótulo do protetor solar para comprar o produto indicado para a sua pele