MODA & BELEZA

Usar apenas shampoo faz mal para o cabelo? Entenda!

Você só usa o shampoo na hora de lavar o cabelo? Isso pode estar prejudicando a saúde dos seus fios! Saiba mais sobre o uso incorreto desse produto agora

None
Foto: Divulgação

por Vítor Ferreira
Publicado em 18/10/2016 às 14:32
Atualizado às 12:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você é daquelas pessoas que na hora de tomar banho só lava o cabelo com shampoo? Então temos uma péssima notícia para te dar! Essa prática não é saudável para os seus fios! Esse produto de higiene não serve apenas para tirar a oleosidade e deixar as madeixas cheirosas e macias. Ele é de extrema importância para manter o couro cabeludo sadio e forte contra as impurezas do meio ambiente e do desgaste do tempo.

shampoo-cabelo

Foto: Divulgação

“O shampoo é apenas um dos primeiros produtos que devem ser aplicados no cabelo para promover uma limpeza mais eficaz e eliminar a sujeira. Ele também prepara os fios para receberem outros tratamentos como o condicionador e a máscara hidratante”, esclarece a cabeleireira e proprietário de salão, Denize Ferreira. Ou seja, quando utilizamos apenas um produto os cuidados tornam-se incompletos e aumentam a probabilidade de ressecamento e descamação.

creme-cabelo

Foto: Divulgação

Isso ocorre porque o shampoo abre as cutículas capilares deixando-as dilatadas e desprotegidas, prontas para receberem o próximo tratamento químico. Para que a local de ação seja selado, isto é, que a epiderme volte a ficar “fechada”, é necessário a utilização do condicionador, garantindo, assim, uma defesa para o couro e as madeixas. ”

O fio é composto por uma medula. Como um coração, ele deve ficar protegido pela pele e outras estruturas, como nesse caso, pelas escamas. Quando utilizamos apenas o shampoo é como se deixássemos esse núcleo vulnerável a agressões e ataques externos, matando-o. Para uma revitalização e reposição de nutrientes basta usar os produtos corretos e na ordem certa, como cremes e máscaras“, diz Denize.

Mas é claro que o cuidado não deve ser exagerado. Observar os tipos de artigos específicos para o seu tipo de cabelo é essencial, respeitando o tempo necessário que devem ser mantidos em contato com o pelo. Por isso, enxágue bem a região e retire totalmente o shampoo após a lavagem, pois a permanência de alguns resíduos pode trazer os mesmos problemas como se não tivessem sido limpos. “Coceira, excesso de oleosidade, descamação e ressecamento são alguns exemplos”, acrescenta a cabeleireira.

pentear-cabelo

Foto: Divulgação

Ainda está com dúvida sobre como cuidar do seu cabelo na hora do enxágue? Não sabe a ordem de aplicação dos produtos? Sem problema, nós te ajudamos!

Geralmente, após o shampoo, devemos utilizar a máscara que contém um grande poder de nutrição, agindo tanto na parte interna como na externa do fio, tornando a raiz mais saudável e forte, diminuindo sua quebra e queda. Já o condicionador é adotado por último, trancando as cutículas, dando brilho e maciez para suas madeixas, desembaraçando-as e removendo o que chamamos de ninho de passarinho.

Ainda é importante salientar que a máscara não precisa ser utilizada toda vez que for tomar banho devido a sua eficácia, enquanto que o condicionador diariamente ou quando achar necessário. Gostou das dicas? Então o que está esperando para jogar aquela água na cabeça?

LEIA TAMBÉM