Respeite o intervalo dos procedimentos e consiga fios incríveis

O tempo de intervalo da lavagem, do corte e das químicas feitas nos cabelos é fundamental para conquistar fios impecáveis!

- Foto: Shutterstock.com

Para você ter um cabelo impecável, o primeiro passo é conhecer bem as suas madeixas. O intervalo da lavagem e do corte são exemplos desse autoconhecimento e que são preciosos para resultar em uma cabeleira de dar inveja. Já quando o assunto é coloração ou alisamento, informações específicas com profissionais são importantes, pois se tratam de químicas. Então, bora desvendar esses “mistérios”?!

mulher olhando para o relógio esperando intervalo dos cabelos

Foto: Shutterstock.com

Intervalo de lavagem dos fios

Em geral, as madeixas devem ser lavadas dia sim e dia não, mas o tipo de fio é que determina o intervalo. Cabelos oleosos devem ser limpos, no máximo, 4 vezes por semana. “Lavá-los demais pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, podendo causar caspa, foliculite e até deixá-los quebradiços”, explica Juliano Culkin, hairstylist do salão C.Kamura Campinas. Os secos podem ter um intervalo maior, mas é importante fazer a higienização pelo menos duas vezes na semana para manter o couro cabeludo saudável e os fios sem resíduos. Já se tem o fio danificado, observe a oleosidade, opacidade e acúmulo de resíduos nos fios, e use produtos hidratantes.

SAIBA MAIS

Dicas para manter o cabelo jovem e saudável

O shampoo ideal para cada tipo de cabelo

Por que é importante observar o pH do shampoo?

Corte

A melhor hora é baseada na estética, quando o cabelo fica “sem corte”. Se o comprimento é para cima do ombro, essa sensação aparece a cada um mês ou um mês e meio. Já se você tem os fios longos, em geral, o intervalo é a cada três meses. Além do aspecto visual, muitas vezes, pelo ressecamento e outros danos, o fio pede a vitamina T, de tesoura. “Se o seu cabelo tem muitas pontas duplas que embaraçam após alguns meses do último corte, se passaram a ficar difíceis de modelar até mesmo com escova, certamente está na hora de cortar”, esclarece Juliano.

Química

Luzes e mechas: a cada três meses. “É possível perceber a necessidade do retoque quando a raiz fica grande, com três a quatro dedos, e o fundo escuro”, explica o hairstylist Cleberson Araujo, do Centro de Beleza Mais Bonita, do Rio de Janeiro.

Tinta: o retoque da tintura varia entre 21, 30 ou 45 dias. “Quando se tem um maior contraste da cor do cabelo colorido para o natural, se retoca com menos tempo”, esclarece Viviane Siqueira, hairstylist do salão Pierre Louis Coiffeur, do Rio de Janeiro. Além disso, o estilo de vida conta, pois a exposição ao sol, por exemplo, contribui para o desbotamento da cor.

Alisamento ou permanente: o intervalo deve ser de, no mínimo, três meses, pois é o tempo necessário para os fios se recuperarem da química agressiva.

Texto: Bruna Giorgi | Consultoria: Cleberson Araujo, hairstylist do Centro de Beleza Mais Bonita, do Rio de Janeiro, (21) 2722-7423; Gilmar Brito, hairstylist parceiro da Belliz Company, 0800-7703200; Juliano Culkin, hairstylist do salão C.Kamura Campinas (SP), (19) 3207-0995; Viviane Siqueira, hairstylist do salão Pierre Louis Coiffeur, do Rio de Janeiro, (21) 2430-3174

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência