MODA & BELEZA

Recupere as madeixas danificadas com os melhores truques de salão!

Além de hidratação e procedimentos de salão, existem mais inúmeras opções para fazer com que você recupere as madeixas danificadas

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/04/2017 às 19:12
Atualizado às 11:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Depois de identificar o que pode estar causando as madeixas danificadas e saber um pouco mais sobre os tratamentos de salão, listamos outros cuidados simples que vão ajudá-la a devolver vida aos seus cabelos. Tome nota!

Recupere as madeixas danificadas com corte!

Fios ressecados, normalmente, apresentam pontas duplas e as cutículas abertas. Um corte de cabelo bem feito elimina a parte danificada e dá uma aparência saudável. “Os médios, estilo long bob e bob cut, são as melhores opções. Se o desejo da cliente for um longo, pode optar por um repicado nas pontas, que ajuda a tirar o ressecado sem diminuir o comprimento”, sugere Neiva Pena, técnica da Bio Extratus. É importante que o cabelo não seja muito desfiado e que o corte seja feito com a tesoura, pois a navalha pode abrir ainda mais as cutículas dos fios danificados.

Shampoo e condicionador certos

Eles são essenciais para o tratamento dos cabelos ressecados. “Os produtos devem ser específicos, pois contém uma quantidade de silicone mais elevada, que repõe os líquidos, nutrientes e devolve os aminoácidos que estão em falta nos fios”, ensina o hairstylist Heitor Hilton. Shampoo e condicionador para cabelos secos e danificados são enriquecidos com substâncias hidratantes, emolientes e vitaminas. Caso você use produtos para cabelos normais ou oleosos, por exemplo, pode estar depositando ativos adstringentes, que têm a função de limpar profundamente os fios e retirar a oleosidade excessiva, e, consequentemente, vão deixar suas madeixas ainda mais ressecadas e sem vida.

Leave-in

O produto ajuda a controlar o frizz, protege a fibra capilar e é termoativado, ou seja, protege os cabelos antes de produtos com fonte de calor, como secador e chapinha. Contém filtro solar e, ainda, evita o desbotamento da cor.

Sérum

“A função do sérum é proteger e reparar as pontas deixando o cabelo mais nutrido e brilhante”, explica Neiva. O produto é leve e tem textura aquosa: repõe água e age contra o ressecamento. Pode ser usado diariamente.

Alimentação equilibrada

Já citamos (na página 3) que a falta de alguns nutrientes pode deixar os cabelos ressecados. É importante manter uma dieta rica em vitaminas e minerais, que nutrem os cabelos; antioxidantes, para prevenir o envelhecimento precoce; proteínas, que constituem a base da queratina; ferro, que colabora com o crescimento; e zinco, multiplicador das células que fortalecem os fios.

Fitocosméticos

Elaborados com substâncias naturais, como óleos, manteigas de vegetais e extratos de plantas medicinais, são ideais para que se recupere as madeixas danificadas, secas ou ressecadas e podem ser indicados pelo cabeleireiro, fitoterapeuta ou terapeuta capilar. Além de agir na hidratação, têm poder de cicatrizar as cutículas.

Suplementação

Em alguns casos, é necessário fazer suplementação com vitaminas, para ajudar na beleza e saúde dos fios. Procure um dermatologista especialista em tricologia e peça para o profissional orientá-la, sobretudo se houver queda excessiva ou perda de volume, além do ressecamento.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Heitor Hilton, hairstylist especialista em visagismo e cortes; Neiva Pena, técnica da Bio Extratus

LEIA TAMBÉM