Procedimentos de beleza: cuidado!

Os riscos que essa busca pode causar à sua saúde

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2011 às 18:40
Atualizado às 13:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fique por dentro dos riscos que a busca pela beleza pode causar à sua saúde

mãos de médico e rosto feminino

Foto: Thinkstock_e_Getty_Images

Eles prometem realizar verdadeiros milagres no nosso corpo: diminuem medidas, eliminam celulite, melhoram a pele…mas cuidado! Alguns procedimentos estéticos pode colocar sua saúde em perigo. Para tirar dúvidas, consultamos médicos especializados em tratamentos e cirurgias de beleza. Vale a pena dar uma olhadinha!

Peelings
Feito por quem quer clarear manchas na pele, o peeling ajuda a renovar as células e a rejuvenecer a pele. Procurado por pacientes com casos graves de acne e estrias, o procedimento pode ser químico ou a laser. Segundo o dermatologista do Portal Minha Vida, Dr. Anderson Zei, “peelings quase não oferecem riscos, exceto os mais profundos, que podem deixar a pele com novas manchas”.

Aumento dos lábios
Com a finalidade de dar mais volume aos lábios, esse procedimento de cerca de meia hora utiliza substâncias como ácido hialurônico, que é absorvido pelo corpo depois de 6 meses. Segundo o Dr. Anderson Zei, as aplicações podem causar hematomas e nódulos.

Depilação a laser
Ela promete eliminar, por cerca de 6 meses, os pêlos grossos e rebeldes do seu corpo. Para isso, essa depilação utiliza uma energia em forma de luz – o laser – para atingir a raiz do pêlo. O problema desse procedimento é o laser que, mal utilizado, pode queimar a pele e causar feridas.

Abrasão contra estrias
Com o uso de “lixas” em contato com a área afetada, o procedimento retira a camada superficial da pele estimula a produção de colágeno, uma proteína presente na pele que tem a função de manter as células unidas. Segundo Dr. Anderson Zei, esse procedimento pode “causar manchas ou cicatrizes mais profundas e até quelóides, quando não se tem o cuidado necessário na aplicação”.

Processos cirúrgicos, como colocação de silicone e lipoaspiração
Esses são procedimentos mais complicados, que só podem ser feitos em sala de cirurgia por médicos especializados em cirurgia plástica. O processo também envolve cuidados para uma boa evolução depois da cirurgia, ou seja, para que o resultado fique como esperado e não ocorram problemas de cicatrização. Segundo o membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro do Portal Minha Vida, Dr. Ruben Penteado, “os riscos são os mesmos de toda cirurgia, ou seja: infecções, hematomas, tromboses (grave inflamação nos vasos sanguíneos), reações à anestesia, além da possibilidade de problemas estéticos, como má cicatrização e resultados indesejados pelo paciente”.

Atenção!
– Antes de decidir fazer qualquer destes procedimentos, procure um médico (dermatologista ou cirurgião plástico) de sua confiança
– Pessoas com doenças de pele como psoríase e vitiligo podem piorar o quadro da doença com alguns procedimentos de beleza
– Cada tipo de pele se comporta de uma maneira ao uso de ácidos ou laser, podendo ocasionar problemas de cicatrização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.