Personal stylist: o que essa profissional faz e como ela pode te ajudar

Saiba mais sobre a personal stylist, profissional que estuda nossa personalidade e nossas características, e nos ajuda a encontrar um estilo pessoal.

None
A personalidade, as características físicas e psicológicas podem ser usadas a seu favor na hora de compor um look ou mudar radicalmente o closet. Foto: Shuttertock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/03/2017 às 13:48
Atualizado às 20:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não dá para negar que a moda faz a cabeça, o bolso e dita as atitudes da mulherada, mas você sabe usá-la de acordo com suas características, que são pessoais e intransferíveis? O modo como você se veste diz muito sobre seu universo exclusivo e, hoje em dia, criar uma marca visual é ganhar carisma e respeito. Por isso, as personal stylists estão aí: para dar uma mãozinha e um up no nosso estilo. Saiba agora como funciona o trabalho delas e garanta já a sua!

A personalidade, as características físicas e psicológicas podem ser usadas a seu favor na hora de compor um look ou mudar radicalmente o closet. Foto: Shuttertock

De bem com o espelho

A personal stylist, Cris Vieira, sempre foi apaixonada por moda, apesar de achar que nem todas as tendências combinam com todo mundo. Então, ela se especializou nesta área e se considera realizada por satisfazer os desejos femininos. “Tenho a vantagem de fazer parte do processo de mudanças positivas na vida das pessoas. É muito recompensador ver os resultados obtidos através da consultoria”, orgulha-se. Segundo a especialista, às vezes compramos uma peça de roupa porque a achamos simpática, mas nem sempre precisamos dela ou nos damos conta de que a dita cuja não se adequa ao nosso corpo. Pensando nisso, Cris ajuda a mulherada a selecionar o vestuário de acordo com o tipo físico e profissão que desempenha. “Ensino à cliente qual é a maneira mais adequada para compor um look, fazendo com que ela ganhe altura, disfarce os pequenos defeitos e até perca uns quilinhos”, finaliza. Assim fica fácil ser chic!

Decifra-me ou te devoro

Nós vivemos num mundo extremamente ligado à imagem, tanto que especialistas afirmam que somos capazes de julgar alguém nos primeiros dez segundos somente pela aparência. “Esse tempo é suficiente para que alguém tire todas as impressões a nosso respeito e isso determina se a interação seguinte será positiva ou negativa”, explica a psico stylist Márcia Jorge.

O trabalho desta profissional é diferente porque traça o perfil psicológico das mulheres, passando pelas características físicas para ajudá-las a ganhar auto-estima e confiança no taco. E ela destaca: “não adianta cuidar da imagem exterior de uma pessoa se, na verdade, as mudanças devem começar internamente.” A seção mudança de atitude (e de roupa) começa com visitas ao consultório da psicóloga. Primeiramente, ocorrem encontros para que ela conheça a cliente e saiba quais são suas pretensões. Em seguida, discute a proposta de trabalho, o número de sessões (de psicoterapia) e as intervenções externas (idas às compras, arrumação do closet…). “Ao final do trabalho, a cliente recebe um dossiê com as suas características físicas, de estilo pessoal, estilo de vida e de personalidade para que saiba quais as peças que deve abusar, as que deve evitar, as cores mais indicadas, dicas para organização pessoal e das suas roupas”, descreve a profissional.

mulher sentada em um banco branco olhando para várias araras de roupas em dúvida

O mercado de personal stylists só tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Foto: Shuttertock

Buscado a perfeição

Aurélia Mattos garante que esse mercado tende a crescer com o passar dos anos, pois a mulher moderna precisa da ajuda de uma especialista para se vestir bem, aliando a moda a seu estilo, posição social e profissional. Para atingir seus objetivos, Aurélia analisa suas clientes da cabeças aos pés. “Eu gravo as conversas para não esquecer de nenhum detalhe, tiro fotos para registrar como ela é fisicamente, estudo o que precisa ser mudado, pesquiso seu guarda-roupa, seleciono o que pode ser usado e excluo o que não está adequado”, explica a personal. Ah! E quando ela acha necessário, ainda marca um dia para ir às compras para buscar o que falta para a montagem dos looks. Precisa de mais alguma coisa para ser feliz?

Uma personal stylist te ajuda a:

  • Se conhecer melhor
  • Elevar a auto-estima
  • Organizar o closet otimizando espaços para visualizar melhor suas peças
  • Comprar de forma correta, sem correr o risco de se arrepender
  • Desenvolver seu estilo para que apresente ao mundo quem você realmente é
  • Ganhar credibilidade e confiabilidade no trabalho
  • Tirar proveito do seu corpo
  • Mudar as ideias que tem a respeito de si própria

Consultoria: Aurélia Mattos, consultora de moda e estilo; Cris Vieira, personal stylist e Márcia Jorge, psicóloga e psico stylist.

Texto: Vivian Garcia

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.