Oleoso, seco ou normal: cuide de cada tipo de cabelo

Confira os produtos perfeitos, melhores técnicas conselhos imperdíveis para qualquer tipo de cabelo: oleoso, seco e normal

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 17:23
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O seu tipo de cabelo é oleoso, seco ou normal? Saiba que para cada um deles são necessários diferentes produtos e técnicas na hora dos cuidados. Seguir cada um desses passos é importante para não danificar os fios e deixá-los sempre hidratados. Confira dicas dos especialistas no assunto:

mulher ao lado de produtos para cada tipo de cabelo

Foto: Shutterstock.com

Oleoso

Perfil: esse tipo de cabelo concentra a oleosidade na raiz e no comprimento, com brilho e aspecto sujo.
Inimigos: condicionador e leave-in na raiz. Fuja dos shampoos perolados ou 2 em 1, que facilmente acumulam resíduos no couro cabeludo.
Estratégias: se for necessário lavar os fios todos os dias, não aplique shampoo duas vezes, evitando o ressecamento. Use água morna e faça o último enxágue frio.
Tática de salão: mesmo os cabelos oleosos precisam ser hidratados, especialmente após o uso de shampoo antirresíduos. O condicionador fecha as escamas dos fios.

SAIBA MAIS

Prender o cabelo com frequência pode estragar os fios?

Cabelo oleoso: como acabar com esse mal?

Como higienizar corretamente a escova de cabelo?

Seco

Perfil: é áspero, opaco, desidratado, sem elasticidade e costuma quebrar com facilidade.
Inimigos: não faça tratamentos à base de proteínas, nem lave com shampoo de limpeza profunda. Algumas escovas progressivas tornam esse tipo de cabelo mais quebradiço.
Estratégias: utilize produtos à base de aminoácidos, que dão movimento aos fios.
Tática de salão: cuide com produtos que contenham aminoácidos e lipídios para devolver os nutrientes perdidos pelo ressecamento e uso de químicas.

Normal

Perfil: possui oleosidade na medida certa e não costuma ter uma aparência ressecada.
Inimigos: evite utilizar produtos para outros tipos de cabelos, como oleosos ou secos, eles podem prejudicar a sua característica natural e aparência.
Estratégias: lave a cabeça a cada dois dias com shampoo neutro. Não se esqueça de aplicar cremes e leave-in para manter o brilho e a hidratação natural.
Tática de salão: hidrate os cabelos uma vez por semana no salão ou aposte em hidratações caseiras também.

Truques para cada tipo de cabelo

Oleoso: evite passar a mão nos fios, isso os deixam ainda mais oleosos! Um truque é prender a franja com presilha ou fazer um rabo de cavalo.

Seco: utilize produtos sem enxágue, que tenham filtro solar na fórmula. Eles ajudam a proteger os cabelos e evitam aquele aspecto ressecado

Normal: as máscaras de tratamento deixam os cabelos lindos, mas não devem ser usadas diariamente: o excesso de cremes deixa os fios pesados.

Consultoria: Ruben Navarro, cabeleireiro do Walter’s Coiffeur, do Rio de Janeiro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.