Cabelo: entenda o que acontece com os fios durante e depois da gestação

O dermatologista Wagner Cardoso esclarece as principais dúvidas sobre o que acontece com os fios durante e depois da gestação

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/01/2017 às 18:07
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem é que nunca ficou em dúvida quando ouviu dizer que durante o aleitamento materno é comum cair os fios? Ou que é proibido tingir os cabelos durante a gestação? Pois é, existem muitos mitos mas também algumas verdades nessas informações que rolam por aí. O dermatologista Wagner Cardoso acaba com todos os mitos sobre o assunto!

mulher grávida

Foto: Shutterstock.com

É normal a queda dos fios durante a gestação?

Não. Durante a gravidez, é muito raro os fios caírem. O que acontece é que a mulher passa por uma fase após o parto em que os cabelos caem normalmente porque com a retirada da placenta, que possui muitos hormônios, você reduz os níveis de hormônios no seu corpo, o que provoca a queda dos fios.

Durante a gravidez, a mulher só deve lavar o cabelo uma vez por semana?

Não. Pode-se lavar os fios normalmente.

As grávidas podem usar qualquer tipo de shampoo, sem medo?

Sim. Não existe um xampu indicado para se usar durante a gravidez. Só deve-se evitar produtos tóxicos como tintas ou alisantes.

Durante a amamentação é proibido alisar os cabelos?

Sim. Durante o aleitamento ocorre o mesmo que nos primeiros meses de gravidez, ou seja, a mulher pode afetar seu filho se utilizar qualquer substância química. Isso porque os produtos tóxicos podem afetar o leite materno. Por isso, é melhor evitar alisar ou tingir os cabelos nessa época também.

É na primeira semana após o parto que os fios caem?

Não. Após a gravidez, por causa da diminuição do nível de hormônios, a mulher passa por uma fase de queda do cabelo que pode durar de 6 meses até 1 ano, dependendo do estado de estresse da mãe.

Se a mulher começa a amamentar, os fios param de cair?

Não. É justamente durante a amamentação que as mulheres têm uma queda maior dos fios, afinal, nessa fase os hormônios estão em queda.

O uso de tinturas para cabelos na gravidez prejudica o bebê?

Sim. Apesar de não ser comprovado, pedimos para que a mãe não use nenhum produto químico até o terceiro mês de gravidez. Isso porque um dos princípios ativos da tintura de cabelos, por exemplo, pode passar pela barreira placentária e provocar algum problema fetal, mas ainda não foi identificado qual tipo de princípio ativo tem essa ação. Por isso não é recomendado o uso de nenhuma química nos primeiros meses.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Wagner Cardoso, médico dermatologista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.