MODA & BELEZA

Acorde linda: motivos para usar cosméticos noturnos

Sabia que tratamentos de beleza podem ser intensificados durante a noite? Agora você pode ter seu sono de beleza tranquila. Confira como!

None

por Lirian Coelho
Publicado em 21/02/2017 às 11:31
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que alguns tratamentos de beleza podem ser intensificados durante a noite? Pois é, a partir de hoje você pode ter seu sono de beleza tranquila porque alguns cosméticos noturnos tratam do seu corpo enquanto você dorme.

Confira os motivos da ação dos produtos durante a noite e dicas para aplicar na sua rotina.

Cabelos

mulher olhando no espelho e passando a mão no cabelo ressecado

Foto: Shutterstock

  • Produtos aplicados nos fios enquanto a pessoa dorme têm mais tempo de ação. Além disso, o cosmético atua nas três fases dos fios: crescimento, amadurecimento e queda.
  • “Dependendo de cada tipo de cabelo, os produtos de hidratação noturna devem ser aplicados duas vezes por semana (se muito maltratados), semanalmente (caso o grau de ressecamento seja médio) e a cada 15 dias para manter a hidratação e o brilho”, ensina a hairstylist Brigitte Revollo.

Olhos

mulher de cabelo preso passando creme na região dos olhos, fundo azul

Foto: Shutterstock

  • Durante o sono profundo é secretado o GH (ou hormônio do crescimento), responsável pela regeneração celular e pelo rejuvenescimento. Além do aumento do metabolismo das células da pele, há dilatação dos vasos sanguíneos. Esses fatores garantem maior absorção de nutrientes, está aí a vantagem dos produtos noturnos.
  • Outro benefício é ficar livre de raios solares, vento e poluição, que atrapalham a ação dos cosméticos.
  • Por fim, em repouso, a transpiração e o atrito diminuem, o que dificulta a remoção dos cremes.

Rosto

Mulher com toalha na cabeça passando a mão no rosto

Foto: Shutterstock

  • Existem bons motivos para cuidar do rosto à noite: a maioria dos produtos usados para minimizar os sinais de envelhecimento, renovar ou esfoliar a pele contém ácidos. Em contato com a luz solar e a iluminação artificial, os ácidos causam irritação e queimaduras. Em alguns casos, sua eficácia é reduzida.
  • Especialistas recomendam produtos antioxidantes, que eliminam os radicais livres do rosto, mantendo-o jovem e saudável.

Pele

mulher na capa com roupa branca passando hidratante no corpo e sorrindo

Foto: Shutterstock

  • “À noite ocorre a liberação de hormônios pelo corpo e as células entram em processo de recuperação. Assim, há uma melhora do fluxo sanguíneo e a pele aceita melhor os produtos”, explica o dermatologista Gilberto Pettan Filho.
  • O período noturno é ideal para combater as manchas em todo o corpo com os chamados despigmentantes. Eles destroem a melanina, pigmento que dá cor à pele, deixando-a extremamente sensível à luz.

Corpo

Mãos femininas passando creme nos pés

Foto: Shutterstock

  • A noite é o melhor período para hidratar profundamente o corpo, em especial áreas mais ressecadas como cotovelos e joelhos.
  • Nos pés, a dica é aplicar um hidratante poderoso e colocar meias, o que potencializa o efeito.
  • Já existem cremes com ação calmante: aplicá-los pelo corpo alivia a irritação da pele e ajuda a relaxar.
  • Para o corpo, os melhores hidratantes são os que contêm ureia, lactato de amônia, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6.

LEIA TAMBÉM