MODA & BELEZA

5 mitos e verdades sobre exercícios físicos

Confira o que é mito e que é verdade quando o assunto são exercícios físicos e faça seu esforço render ótimos resultados!

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 10:51
Atualizado às 20:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Malhação é um assunto sério. Quanto bem praticada, traz centenas de benefícios para o corpo e para mente, mas para que todo o suor valha a pena é preciso desmitificar algumas lendas que rondam o tema. Confira abaixo o que é mito e que é verdade quando o assunto são exercícios físicos e faça seu esforço render ótimos resultados!

Há diferença entre fazer exercícios de manhã, à tarde ou à noite.

VERDADE. Quanto à queima calórica não, mas pode ser favorável ou desfavorável dependendo do horário, época do ano e se é feito em ambiente fechado ou aberto.Em ambiente fechado, as condições climáticas não interferem. Já no aberto, horários do dia com temperatura mais amena são mais favoráveis. Outro fator tem relação com o trabalho, ou seja, exercícios após o expediente podem não ser tão rentáveis, dado o desgaste de um dia todo de trabalho.

FOTO: Shutterstock Images

FOTO: Shutterstock Images

O impacto da corrida prejudica o esqueleto.

VERDADE. O impacto pode ser favorável na prevenção da osteoporose, pois estimula a produção óssea. Por outro lado, quanto mais forte for, não havendo um bom sistema de amortecimento por parte do tênis, aumentam, sim, as chances de desenvolvimento de processos inflamatórios nos pés, tornozelos e joelhos.

Natação é um esporte completo.

VERDADE. Sim, é um bom esporte, pois além de trabalhar vários grupos musculares, possui pouco impacto e é uma atividade aeróbica.

Correr ao ar livre é melhor do que na esteira.

MITO. Dependendo do local, se houver subidas ou descidas, existe uma solicitação maior dos grupos musculares e um maior gasto energético, porém,isso também pode ser simulado na esteira,com as inclinações e com o aumento da velocidade.

Malhar com roupas quentes e suar mais ajuda a emagrecer mais rápido.

MITO. O emagrecimento tem a ver com queima de gordura e não com perda hídrica. Após transpirar demais, se houver reposição de água,o peso retorna ao anterior. Além do mais, esse tipo de hábito cria uma condição para prática esportiva ruim,
que pode acarretar outros problemas, já que a transpiração excessiva às custas de altas temperaturas pode ser danosa à saúde.

Consultoria: Ricardo de Paula Leite Cury