MODA & BELEZA

Mechas e luzes: quem tem fios curtos também pode apostar nas técnicas

Quem tem as madeixas curtinhas não precisa abrir mão do loiro! É possível fazer mechas e luzes até nos fios tamanho P. Confira dicas de especialista!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/03/2019 às 11:22
Atualizado às 16:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para sair do look monocromático e mudar o visual, as donas dos curtinhos podem usar e abusar das mechas e luzes. “Corte e cor trabalham juntos para um resultado harmônico. Quando se projeta uma coloração da forma correta, as mechas criam profundidade de cor, valorizando a textura natural do cabelo e dando ênfase às partes mais importantes dos fios”, explica o cabeleireiro e visagista Mauricio Morelli.

Mechas e luzes para cabelo curto:

TEXTURIZE!

Nesta técnica, o cabelo fica com volume e movimento, com pontas em destaque e textura bem evidente. “O efeito texturizado é desenvolvido no corte e, para revelar essas texturizações, as mechas devem seguir a linha de corte. Faça os reflexos com cerca de 2cm de largura para que se consiga esse efeito”, recomenda Morelli. Outra opção é a mistura de tons frios e quentes, que dá efeito de volume e mais modernidade ao visual.

CABELO MAIS BRILHANTE

“Para dar destaque aos fios curtos, pode-se usar nas mechas tons de profundidade mais escuros nas raízes e por baixo de cada mecha: isso cria destaque e sombra, valorizando o trabalho de cor”, sugere o profissional. também é possível usar reflexos em áreas mais vistas, como as costeletas e franjas longas e no contorno do rosto para iluminar. Lembre-se de que, se seus fios forem muito curtos, não é aconselhável fazer mechas, pois as marcas são mais fáceis de aparecer e a limitação é grande na hora de projetar uma cor. “Em cortes curtíssimos, procuro usar uma boa cor que valorize a pele e a harmonia do visual, e em curtos pouco mais alongados fica mais fácil projetar as mechas sem limitações”, revela Morelli.

RAÍZES ESFUMADAS

Quando os reflexos são feitos no papel, a técnica para não criar contraste em relação à cor natural dos fios é a de esfumar a coloração na raiz com um tonalizante igual à cor natural das madeixas. “A aplicação deve ser rápida para que não escureça demais as raízes. Após criar uma sombra na área próxima ao couro cabeludo, enxágue os cabelos e tonalize o tom do loiro”, orienta Morelli. O uso de coloração tom sobre tom também ajuda a evitar marcações.

Texto: Laís Rodrigues | Consultoria: Mauricio Morelli, cabeleireiro e visagista de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM