MODA & BELEZA

Maquiagem para praia, pode? Especialistas respondem!

A resposta é sim, mas a maquiagem para praia deve ser feita com cuidado e produtos específicos para não borrar, derreter ou causar manchas

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/10/2016 às 18:45
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A resposta é sim, mas a maquiagem para praia deve ser feita com cuidado e com produtos específicos para não borrar, derreter ou causar manchas. A médica dermatologista Michele Haikal e a maquiadora Denyse Thomé, do salão Walter’s Coiffeur, dão as dicas!

Mulher com maquiagem para praia, loira e deitada na areia

FOTO: Shutterstock.com

Maquiagem para praia: protetor solar com pigmento ou base?

Na praia, o protetor solar com pigmentação, que ajuda a uniformizar a pele, pode ser usado como base e deve ser reaplicado a cada 2h. “Este protetor tem também o filtro físico, que reflete não só o UVA e o UVB, mas também os raios infravermelho e luz visível, que estão envolvidos em manchas e câncer de pele. Portanto, é uma boa indicação o uso deles“, explica a médica dermatologista Michele Haikal. Já se optar pela base comum, a indicação é aplicar o protetor solar 30 minutos antes de fazer a maquiagem e deve ser reaplicado a cada duas horas, o que complica o retoque do make. A melhor base para ser usada na praia é a em pó, pois, segundo a maquiadora Denyse Thomé, a líquida pode derreter com o excesso de calor!

Depois do protetor solar

Após aplicar o protetor solar com base, você pode utilizar o primer ou blur, que têm textura leve. “O blur absorve bem a oleosidade, então pode ser uma escolha mais indicada para quem tem esse tipo de problema, que se agrava no verão”, revela a maquiadora. O corretivo também está liberado caso seja necessário corrigir olheiras ou pequenas marquinhas, mas deve-se optar pela versão à prova d’água. “A dica é usar uma esponjinha na aplicação para que o produto seja absorvido mais facilmente e não deixe marcas”, esclarece Denyse.

Mulher com maquiagem para praia e óculos de mergulho

FOTO: Shutterstock.com

Maquiagem para praia é à prova d’água

Além do corretivo, a sombra, o delineador, a máscara para cílios devem ter a tecnologia que se fixa bem na pele mesmo em contato com água ou suor. “Escolha sombras em pó e sem brilho, já o delineador pode ser o de caneta, que tem uma fixação melhor”, comenta Denyse. A maquiadora também indica cores mais neutras e que deixem o visual natural, como: sombras em tons terrosos e batons em cores nude!

A maquiagem para praia com blush pode manchar a pele?

Sim, pois, ao se aplicar o blush, o protetor solar pode ser retirado, podendo manchar a pele. “A dica é usar um protetor solar em pó como blush. Tem que ser do mesmo fator que seu protetor, um ou dois tons acima da pele”, recomenda a dermatologista.

Preste atenção aos lábios!

A dermatologista alerta que todos os batons devem conter proteção UV, independentemente se é cremoso ou mate. “Caso o batom não tenha proteção, uma boa maneira de se fazer um efeito mate é passar o protetor solar com base levemente por cima dele”, explica Michele Haikal.

LEIA TAMBÉM