MODA & BELEZA

Madeixas longas: saiba como cuidar corretamente

Madeixas longas estão entre as preferências das brasileiras e precisam de cuidados especiais para se manterem sempre lindas

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 21:00
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As madeixas longas ainda são as queridinhas das brasileiras. Aliás, elas combinam muito bem com todas as estações do ano, principalmente as mais frias. Por outro lado, é fato que exigem mais cuidados para ficarem impecáveis. Consultamos especialistas e selecionamos dicas para você manter o cabelão sempre lindo e saudável.

mulher com madeixas longas

Foto: Shutterstock.com

Tesoura, sim!

Cuidar das pontas é essencial para que o cabelo se mantenha saudável. Ao contrário do que muita gente pensa, os fios longos precisam ser cortados periodicamente, em média a cada dois meses, para evitar que apareçam as temidas pontas duplas. Um cabelo que fica sem corte por muito tempo tende a afinar e quebrar facilmente, sendo necessário tirar muitos centímetros do comprimento para recuperá-lo. Ter um corte que dê balanço e movimento ajuda a deixar o visual mais leve. Fazer camadas, desfiar, repicar ou cortar os fios em degradê são opções para quem não quer cortar muito o cabelo, mas também deseja deixá-lo com o aspecto moderno. É importante que os cortes combinem com seu tipo de fio e, claro, com sua personalidade.

SAIBA MAIS

Famosas com franja lateral

Coque com trança: 4 visuais que combinam os penteados

Franja longa e desfiada: tendência das passarelas

Lave com cuidado

Escolha produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Na hora da lavagem dos fios, comece espalhando o shampoo nas mãos e aplique por todo o cabelo, evitando acumular o produto em uma única região da cabeça. “Não lave ‘embaraçando’ e esfregando os fios, mas sim massageando o couro cabeludo com movimentos circulares”, explica Penélope Beolchi, beauty artist do Pink Mgt. No comprimento e nas pontas, massageie cuidadosamente para não quebrar os fios. O condicionador deve ser aplicado somente do comprimento às pontas para não deixar o couro cabeludo oleoso. “A principal função do condicionador é fechar as escamas que o shampoo abriu, e não somente a hidratação”, revela Luciana Cunha, química responsável da Cadiveu. Outra dica é enxaguar e retirar todos os produtos do cabelo para tê-los sempre soltos e brilhantes. Na hora de secar com a toalha, aperte as mechas do cabelo delicadamente, evitando esfregar. Se for usar secador, aplique protetor térmico para não danificar as madeixas com o jato de ar quente.

Madeixas longas são tendência para todas as estações

No Brasil, os cabelos longos nunca saem de moda! As longas madeixas com as pontas levemente repicadas ou desfiadas estão em alta: basta escolher o estilo que mais combina com você e se jogar em um corte todo feito em camadas! Outra vantagem das madeixas longas são os penteados. Eles podem ter diferentes variações: tranças, coques e rabos de cavalo, e conferem uma aparência clássica, casual ou chique.

Consultoria: Penélope Beolchi, beauty artist da agência Pink Mgt, de São Paulo (SP), (11) 3171-0401; Luciana Cunha, química responsável do centro técnico da Cadiveu Professional, (11) 5078-6897; Wagner Ramos, hairstylist do Salão Studio Melo, de São Paulo (SP), (11) 3871-9429