Luzes, mechas ou coloração? Escolha a ideal para você!

Descubra as particularidades de cada uma das técnicas capilares - luzes, mechas ou coloração - e escolha aquela que mais tem a ver com a sua personalidade

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/04/2017 às 18:54
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quer mudar o visual das madeixas mas não sabe como fazer isso? Apostar em uma nova cor para os fios pode ser uma ideia menos radical do que passar a tesoura e, ainda assim, algo bastante transformador! Mas antes de apostar na mudança, saiba qual técnica tem tudo a ver com você: luzes, mechas ou coloração. A seguir você esclarece as principais dúvidas sobre cada uma!

mulher de cabelos loiros

Foto: Shutterstock.com

Luzes, mechas ou coloração?

Antes da mudança…

Os profissionais precisam analisar a resistência dos cabelos. Para quem tem química, a avaliação é mais rigorosa, pois os produtos devem ser compatíveis.

Mechas

Mais marcadas e posicionadas, elas são feitas sem touca, com auxílio de papel-alumínio. “São indicadas quando se deseja um tom a mais sem perder sua cor natural ou para corrigir manchas adquiridas ao longo da coloração”, explica Gisele Ladislau, representante da Vita Seiva.

Californianas

As mechas – desfiadas com pente fino – são descoloridas apenas nas pontas, em degradê, dando um efeito de leveza e naturalidade.

Ombré hair

São feitas a sete dedos da raiz e seguindo o mesmo princípio das californianas. Proporcionam um efeito iluminado, como os naturalmente clareados pelo sol.

3D

Mechas bem finas são feitas na diagonal ou em triângulos na divisão dos cabelos, em três tons diferentes. A técnica ajuda a disfarçar manchas no cabelo, sem deixar de realçar o brilho.

Invertidas

Indicadas para escurecer os fios, quando o cabelo estiver muito claro, ou para disfarçar madeixas brancas. As técnicas podem ser as apresentadas anteriormente, porém, em vez de descolorante, é usada uma coloração mais escura do que os fios.

Luzes

Elas dão efeito regular e uniforme. A técnica consiste em usar touca (de silicone, borracha ou plástica) com furos e agulha de crochê para puxar os fios. “O tamanho das mechas depende do tamanho da agulha”, destaca Sonia Vitorino, técnica da Fine Professional Hair.

Coloração

Se você já experimentou luzes e mechas e agora quer um efeito mais marcante e homogêneo, pode partir para a coloração.

Cor ideal

Em geral, morenas e negras ficam bem com os dourados, com mechas que podem ser mais claras, e tons puxados para o marrom. Quem tem pele morena-clara pode investir também em perolado, acobreado levemente avermelhado e mel. Para a pele morena, ficam bem mel, acobreados e avermelhados. Já para as negras são indicados os tons avermelhados, acobreados-escuros e caramelo.

Em casa

Use produtos específicos para cabelos coloridos e nunca dispense o leave-in, para manter a fibra capilar hidratada, evitar a quebra e o surgimento de pontas duplas. No salão, faça tratamentos intensivos regularmente.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: France Batistelli, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Mutari, (31) 3476-7377; Gisele Ladislau, representante da Vita Seiva, 0800-0371524; Léa Mendes, colorista do salão Werner Dias Ferreira, do Rio de Janeiro, (21) 2540-8660; Sonia Vitorino, técnica da Fine Professional Hair, (11) 2682-7762

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.