O salto certo

Veja qual o sapato mais adequado para não errar na produção

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2009 às 06:31
Atualizado às 20:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A produção está impecável, você escolheu cada peça com muito critério e atenção, mas não sabe qual o sapato mais adequado. Cuidado, pois o erro nessa combinação pode estragar todo o visual. Para ajudá-la, pedimos a opinião da consultora de moda Ellen Baraldi, que aponta o certo e o errado dos calçados de verão.

Sapato colorido, roupa básica

A roupa não precisa necessariamente combinar com os sapatos, basta adequá-los ao estilo que você está vestindo. Em vez de combinações, opte pelas compensações.

“Com sapatos coloridos, procure usar peças mais neutras, afinal, ninguém ficaria muito bem inteirinha de amarelo, laranja ou roxo”, explica Ellen. Ao colocar cores fortes nos pés, opte por tons neutros na roupa: branco, preto, cinza, azul marinho e cáqui.

Outra tendência do verão são as sandálias metalizadas e com brilho de glitter e de paetês que, ao contrário do que muita gente pensa, ficam bem para o dia. “Porém, quando usar este tipo de brilho, evite outros acessórios reluzentes e quebre o visual com peças opacas”, explica.

Salto alto


O vestido com sandália de salto valorizou as pernas de Grazi Massafera

Certo: há mais chances de acertar nas sandálias e sapatos de salto se você usá-los com calças, saias e vestidos. Escolha bem o modelo mais adequado à ocasião.

Errado: não é proibido mas, se for combinar salto com bermuda ou shorts, tome muito cuidado. “Deve-se ficar atenta para ver se o estilo do sapato combina com essa peça mais informal”, orienta a consultora.

Ellen Baraldi é especialista em moda e consultora do site Personal Stylist.
Site: www.personalstylist.com.br

Sapato + bolsaCerto:

o ideal é combinar materiais semelhantes ou cores que sejam da mesma família: “azul e verde são cores frias e ficam bem juntas, café e caramelo são tons terrosos, também ficam bem juntos, vermelho com rosa são cores quentes e também dão certo”, orienta.

Errado: está totalmente fora de moda usar o mesmo tom no sapato e na bolsa. “As que estão liberadas são os tons de café e preto, mas mesmo assim eu não aconselho, apenas perdôo”, diz Ellen.

Anabela


Passeando pelo shopping, Suzana Vieira apareceu com um modelo anabela de cortiça: ficou bonito e confortável.

Certo: perfeita para o verão, fica linda com saias, vestidos, bermudas e shorts. Ellen recomenda os saltos de cortiça, de madeira ou de espadrilles (de corda). “E abuse das cores: normalmente, as sandálias coloridas ficam mais finas, mais chiques, quando seus saltos são destes materiais”.

Errado: é arriscado usar com calça, pois a barra tem que estar exatamente na altura certa. Caso contrário, ela fica arrastando no chão, cobre todo o pé e dá a impressão de desleixo.

Formalidade


Com um vestido mais sério, Preta Gil optou pelo peep toe.

Certo: sapatos fechados, como scarpin, Chanel e peep toe (aquele que deixa só um dedinho de fora), são os melhores para ambientes mais formais. Se seu trabalho exige formalidade, essas são boas opções.

Errado: sandálias sem salto e muito abertas, além das mais pesadas e dos tamancos, não são indicadas para esses ambientes nem combinam com produções mais chiques.

Rasteirinha


Juliana Knust escolheu uma rasteirinha para a balada, mas optou por um modelo brilhante.

Certo: para passeios de fim de semana e reuniões informais, elas são perfeitas, ao lado das sandálias que têm estilo de chinelo. Além do mais, são superconfortáveis.

Errado: não use em festas. Se você não gosta de salto, opte pelas rasteirinhas que fecham no tornozelo, com aquela fivelinha que a prende ao pé. “Porém, é claro que elas devem ter materiais e estilos adequados para a ocasião, como pedrarias, strass, cetim e outros materiais nobres”, orienta Ellen.

Sapatilhas


A atriz Débora Falabella acertou na combinação da sapatilha com o vestido curto.

Certo: elas já se tornaram clássicas e continuam em alta neste verão. Podem ser usadas com tudo (calças, shorts, bermudas, saias e vestidos) e em todas as cores.
Errado:  como elas praticamente não têm salto, não devem ser usadas com a calça muito comprida. “O comprimento exato das calças é a 1 dedo do chão com o sapato já calçado. É ilusão pensar que a mesma calça que serve para salto serve também para sapatilhas”, explica.

Texto de Adriana Serrano
Foto Divulgação
Foto AgNews
Fotos Photo Rio News
Foto AgNews
Foto Photo Rio News
Foto Agência 3

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.