Loiro e alisado: conquiste o cabelo que é tendência

Novas fórmulas e a utilização de químicas compatíveis tornaram possível ter o cabelo loiro e alisado que você sempre quis!

- Foto: iStock.com

A nova geração de superalisantes possui fórmulas especiais, enriquecidas com agentes emolientes, ceras amaciantes, substâncias hidrolipídicas, etc. Com isso, esses produtos conseguem nutrir a cabeleira enquanto mudam a estrutura interna dos fios já coloridos, sem prejudicar a saúde capilar. Veja outras dicas para conquistar o cabelo loiro e alisado que você sempre sonhou:

mulher com cabelo loiro e alisado

Foto: iStock.com/Getty Images

Química certa

Para realizar o sonho de exibir madeixas loiras e escorridas, o alisante utilizado precisa ser específico e compatível com a coloração e até a descoloração – já que muitos também podem ser usados em cabelos com mechas. Em geral, eles têm como princípio ativo o tioglicolato de amônia e podem ser aplicados em fios que já passaram por procedimentos em que foi utilizada força oxidante de até 30 volumes. “Hidróxido de guanidina, hidróxido de sódio, hidróxido de lítio e henê são bases alisantes incompatíveis”, afirma o hairstylist italiano Francesco Farina, do salão Studio Ph – Cabelo, Maquiagem e Estética, de São Paulo. E, como são exclusivamente de uso profissional, essas técnicas só devem ser feitas por cabeleireiros habilitados.

SAIBA MAIS

Faça mechas nos cabelos sem precisar ir ao salão

Além da escova progressiva: veja técnicas que alisam os fios

Melhores tons de loiro, castanho e ruivo para cada idade

Sequência correta

Normalmente, é indicado que se faça o alisamento antes da coloração, principalmente para que a tonalidade radiante do cabelo seja preservada. Entretanto, algumas marcas, devido à composição de seus produtos, indicam a ordem inversa de utilização das químicas. Por isso, deve-se ler cuidadosamente os rótulos e ficar atenta às indicações da fábrica. Nem todas as marcas de alisante permitem que ambos os procedimentos sejam feitos no mesmo dia. Muitas vezes, é necessário um intervalo de 10 a 15 dias entre o alisamento e a coloração para que o fio não sofra danos.

Teste de mecha

Se um cabelo com química já exige cuidado, imagine com duas. Por isso, a atenção com o cabelo loiro e alisado precisa ser redobrada. Em primeiro lugar, a saúde do fio é determinante para avaliar se é possível aplicar ambas as técnicas. Assim, a análise de um profissional de confiança e a realização de um teste de mecha são fundamentais. Como alguns ativos alisantes reagem com a tintura, se o cabeleireiro não fizer esse teste que verifica a compatibilidade do procedimento com a cabeleira, ela pode quebrar e causar a queda parcial e até total dos cabelos. “Sem o teste não existe a certeza de como a química vai reagir com a já usada anteriormente”, ressalta Francesco Farina.

Cuidados essenciais com o cabelo loiro e alisado

Para recuperar os cabelos dos danos causados pelas duas técnicas, é preciso investir em hidratações toda semana em casa. Além disso, visitas mensais ao salão para a aplicação de tratamentos mais profundos e efetivos, como reconstrução capilar, plástica dos fios ou selagem térmica, são imprescindíveis. Em casa, também é indicado o uso de produtos específicos para madeixas quimicamente tratadas e sensibilizadas.

 

Texto: Natália Ortega | Consultoria: Francesco Farina, hairstylist do salão Studio Ph – Cabelo, Maquiagem e Estética, de São Paulo

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência