Lavagem: saiba como cuidar corretamente dos cabelos na hora do banho

Especialistas revelam lições preciosas do lavatório e ensinam a cuidar das madeixas em casa. Saiba como ter um cabelo perfeito desde a lavagem!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/12/2016 às 14:31
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que lavar os cabelos corretamente é um passo importantíssimo para a beleza e maciez dos fios? Entenda cada parte do processo e dê às suas madeixas tratamento de salão, sem sair de casa!

Mulher lavando os cabelos

Foto: Shutterstock

Pré-shampoo

Ainda com os cabelos secos, aplique o produto para remover as impurezas, doar brilho e maciez. O pré-shampoo pode ser substituído pela grande novidade: o uso de óleo nessa etapa do processo. Indicado para madeixas ressecadas e danificadas, o cosmético ajuda a deixar os fios mais maleáveis, reduzindo o atrito durante a lavagem. Aplique o óleo de sua preferência mecha a mecha, de cinco a dez minutos antes da lavagem. As loiras e platinadas devem tomar cuidado com o óleo de argan, que pode depositar pigmento dourado nos fios.

Shampoo

“Molhe os cabelos e distribua pouca quantidade do produto nas laterais da cabeça, no centro, na frente e na nuca. Vá adicionando água e espalhando com os dedos em todo o cabelo”, ensina Alfredo Silva Pereira Filho, hairstylist do Elle & Ella Coiffeur. Faça movimentos circulares e, caso necessário, repita o processo. Escolha o cosmético de acordo com as necessidades de seus fios.

Condicionador

A aplicação deve ser feita do meio dos cabelos para as pontas, evitando a raiz. “O produto é importante para completar a linha de proteínas e aminoácidos que o xampu não pode depositar nos fios, além de ajudar no desembaraço, dar brilho e maciez”, destaca o hairstylist Rodrigo Alves, do Constantino’s Cabeleireiros.

Enxágue

Use água em abundância, em temperatura moderada. Caso você não retire corretamente o condicionador, os fios poderão ficar opacos e pesados. Se preferir, enxágue com água de coco, que é livre de cloro, ou chá de erva-doce, que acalma o couro cabeludo. Outra opção: “Use 300ml de água, 1 colher (sopa) de condicionador e 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã para deixar os fios brilhantes”, ensina Alfredo.

Texto: Carol Ferreira
Consultoria: Alfredo Silva Pereira Filho, hairstylist do Elle & Ella Coiffeur, do Rio de Janeiro; Rodrigo Alves, hairstylist do Constantino’s Cabeleireiros, de São Paulo

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.