Lábios rachados: 5 dicas para quem está sempre com a boca machucada

Lábios rachados podem se tornar um grande incômodo no nosso dia a dia. Eles incomodam e não são nem um pouco estéticos. Veja como cuidar!

None
Foto: Reprodução/Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 14:10
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Lábios rachados podem se tornar um grande incômodo no nosso dia a dia. Além de deixar a boca machucada, eles incomodam e favorecem o aparecimento de doenças.

As causas desse inconveniente podem ser várias, por isso, é importante observar como estão seus hábitos e se eles podem estar influenciando no problema. Lábios podem ficar rachados por causa da falta de vitaminas, desidratação, cigarro, muita exposição ao sol e até lamber demais a boca. O tempo também pode influenciar nesse problema, seja pelo excesso de calor ou de frio.

mulher com a mão na boca, mau hálito

Foto iStock.com/Getty Images

Dicas e truques para lidar com os lábios rachados

1. Beba água! 

A principal dica pode parecer boba, mas é super importante. A esteticista Katia Pacheco Barbosa recomenda: “para hidratar os lábios, a ingestão de água é fundamental”. Quanto mais você se hidrata, menor se torna a chance de desenvolver o ressecamento da mucosa labial. No verão ou no inverno, o ideal é beber bastante água!

2. Tenha uma alimentação saudável 

Se você está sempre com os lábios ressecados, é melhor ficar de olho nos seus hábitos alimentares! Consumir poucos legumes e verduras pode ser a razão dos lábios rachados. O ideal é colocar no cardápio mais verduras, legumes e frutas, já que esses alimentos têm bastante vitamina B12, B6 e ferro, o que hidrata o corpo e consequentemente os lábios. Mas cuidado: nada de comer coisas ácidas, como abacaxi ou limão, quando os lábios estiverem machucados, já que isso pode piorar a situação.

3. Invista no hidratante labial 

Para evitar o incômodo do aspecto seco nos lábios, uma boa dica é investir em hidratantes labiais. A recomendação é escolher um produto que seja hidratante e umectante, e também que tenha proteção solar. Katia sugere que sejam usados hidratantes com vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais, entre outros. O ideal é reaplicar o hidratante várias vezes por dia, pois toda vez que comemos, falamos ou bebemos algo retiramos o produto dos lábios, deixando-os expostos.

hidrante labial, lábios ressecados

Foto: Reprodução/Shutterstock

4. Use batons hidratantes 

Para deixar a boca sempre linda, um truque é investir nos batons que tenham ação hidratante e proteção solar, para usar durante o dia. O uso desse tipo de produto ajuda a evitar o ressecamento dos lábios. Mas o adequado é não usar gloss, já que esse produto tende a ressecar a boca ainda mais, segundo a esteticista.

5. Aposte em tratamentos caseiros 

Com receitas caseiras, é possível tirar o excesso de células mortas dos lábios rachados, ajudando a pele a ficar mais macia e se recuperar mais rápido. Mas lembre-se que o ideal é fazer isso se não houver feridas! O truque é fazer a mistura de duas colheres (chá) de açúcar e uma colher (chá) de mel, aplicando depois nos lábios e deixando descansar por alguns minutos. Depois, esfregue suavemente ao redor dos lábios e da boca, e lave com água morna.

adoçante natural: pote de mel

Foto: iStock.com/Getty Images

LEIA TAMBÉM