Guia básico de No e Low Poo

Confira dicas de profissional para aderir essa técnica que está ganhando cada vez mais adeptas!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/05/2016 às 09:00
Atualizado às 12:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cabelos cacheados e crespos sofrem constantemente com o ressecamento e o frizz. Uma saída para esse problema que vem fazendo cada vez mais a cabeça das cacheadas são o No Poo e o Low Poo. Essas técnicas consistem no uso de xampus leves sem sulfatos (Low Poo) ou a não utilização de xampu nenhum (No Poo), pelo método conhecido como Co Wash.  

cacheado-comprido

Foto: Shutterstock

Oswaldo Lopes, hairstylist do salão Monde K, alerta para o uso de algumas substâncias que prejudicam os cabelos cacheados e crespos: “Parabenos e derivados de petróleo pesam nos cabelos, ficam impregnados e dão um aspecto sujo. Para retirá-los, é necessário um xampu que lave muito, ou seja, xampus com sulfatos. Em contrapartida, esses xampus retiram todo o manto ácido e oleosidade natural do couro cabeludo, ressecam e deixam frizz, detonando os fio“, afirma.

Esses problemas são evitados com as técnicas de No e Low Poo, que podem ser seguidas por cacheadas com qualquer tipo de fio. Oswaldo dá a dica para quem quer aderir: “O cuidado para quem quer começar a técnica é fazer antes a última limpeza dos fios com xampu comum (com sulfato). Nesse dia, é importante não usar cremes com derivados de petróleo (petrolatos, óleo mineral, silicone) e a partir daí escolher a técnica (no poo ou low poo)“, explica o hairstylist.

thais-araujo-credito-globo-Pedro-Curi

Foto: Pedro Curi/Globo

Após essa última lavagem, a adepta do Low Poo deve começar a usar um xampu leve e sem sulfato (geralmente são os componentes que vêm acompanhados pela palavra “sulfate” nos rótulos dos produtos), para não retirar a proteção natural do couro cabelo e deve também evitar os produtos que contenham petrolatos (óleos minerais, parafinas e vaselinas são alguns exemplos deles), que não são retirados sem o uso de sulfatos.

SAIBA MAIS

Tratamento para cabelos cacheados
Confira dicas de penteados para cabelos cacheados

Já as adeptas do No Poo não utilizam nenhum tipo de xampu e a lavagem dos fios fica por conta do Co Wash, como explica o cabeleireiro: “O Co Wash é a limpeza dos fios com cremes para cabelos, sem o uso de xampu. São produtos específicos, que fazem a limpeza dos fios e do couro cabeludo sem necessidade de espumar, mantendo assim o manto ácido do couro cabeludo e a integridade total dos fios“. Nessa técnica, evita-se, além dos petrolatos, produtos que contenham silicones insolúveis em água na sua composição, pois esses impregnam no cabelo e só conseguem ser retirados por xampus.

Para cabelos quimicamente tratados é recomendado ainda o uso de máscaras semanais específicas, também sem sulfatos e petrolatos. Após as lavagens, a secagem dos fios fica a critério de cada pessoa, podendo ser ao natural ou com um difusor, dando mais volume aos cabelos.

black-power

Foto: Shutterstock

Mesmo com todos os benefícios e a possibilidade de um tratamento caseiro e prático das técnicas, o hairstylist alerta também para um acompanhamento profissional: “Deve-se sempre procurar um profissional, aquele em que você confia e está sempre ao seu lado no salão e que conheça a técnica. É provável que se tenha algumas dificuldades no começo, mas é importante não desistir. Depois que a pessoa acostuma, o resultado vale muito à pena“, finaliza Oswaldo.