MODA & BELEZA

Funcionárias da ONG Florescer ganharam uma transformação de beleza

Cinco mulheres foram selecionadas para uma transformação e saíram do salão se sentindo bem diferentes

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/05/2010 às 06:31
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Numa parceria entre a Koleston e a ONG Florescer, dirigida pela atriz Karina Bacchi, cinco mulheres que trabalham no local foram selecionadas para passar por uma transformação de beleza. Elas tingiram, cortaram e hidrataram os cabelos, foram maquiadas e ainda fizeram pé e mão. Saíram do salão irreconhecíveis. Malu acompanhou tudo de pertinho e mostra como é possível mudar o visual.

Veja o passo a passo

Maria do Socorro, cozinheira

1- Corte: foi feito um corte reto para fazer uma limpeza de leve nas pontas do cabelo, deixando mais uniforme para a aplicação da tintura.

2-Pequenas mechas foram descoloridas levemente, como luzes suaves, apenas para trazer luminosidade ao cabelo que estava pintado de preto anteriormente.

3-Aplicação da tintura na raiz do cabelo. Em alguns casos, a raiz é muito branca e marcada. Então, pode acontecer a necessidade da aplicar a tintura novamente para conseguir um efeito mais uniforme e satisfatório. Assim, o branco fica escondido, sem perder a luminosidade. Depois de alguns minutos, foi aplicada a tintura no restante do cabelo. Deve ser aplicada a mesma cor que estava na raiz, que precisava de mais tempo para a tinta pegar nos fios brancos. Espalhou-se a tinta pelo comprimento até as pontas do cabelo.

4-Como o corte foi o primeiro passo, agora o cabelo deve ser lavado e escovado. Para facilitar na maquiagem e na finalização, bobes de tamanho médio foram colocados no cabelo. Os bóbes foram retirados do cabelo e com as mãos foram ajeitados. 

Maquiagem

O maquiador espalhou o blush levemente com um pincel. O tom usado foi um terroso-claro.

Usou-se uma sombra de cor bronze. É o tom ideal para quem tem pele morena. É o casamento perfeito entre o novo cabelo e o tom de pele.

Nadir, costureira

1-Coloração: quando o cabelo é virgem, sem tinturas, a coloração pode ser o primeiro processo a ser feito.  Deve ser feita começando pela raiz.

2-Depois de aguardar cerca de 5 minutos para a tintura agir na raiz, aplica-se em todo o cabelo, espalhando do comprimento para as pontas.

3-As sobrancelhas também foram tingidas com a mesma cor aplicada no cabelo para que ficassem no mesmo tom.

4-Corte: como a costureira tem fios cacheados e gosta deles lisos, o cabeleireiro fez um corte com navalha para deixá-los mais ondulados. Como o cabelo está sendo desfiado, se a cliente quiser usar o cabelo mais liso, com uma escova, vai ter essa opção bem desfiada e bem moderna também. É um corte para duas opções de uso, tanto liso como cacheado.

5-Foi feito um processo chamado Sun Kisses (beijos de sol) para alcançar um clareamento nas pontas do cabelo, com o efeito de queimado de sol. O descolorante é aplicado de forma suave apenas nas pontas, ficando bem pouco tempo para dar um brilho nessa parte do cabelo.

6-Depois de lavar os cabelos para tirar o descolorante usado para clarear as pontas, o segredo é usar um papel toalha para secar os cabelos e começar a dar definição nos cachos. Após tirar o excesso de água com uma toalha, um dos segredos do cabelo cacheado é um bom leave-in para manter a umidade dos cachos, manter o brilho e a definição. Depois, para melhorar essa definição, ao invés de usar uma toalha, é aconselhável utilizar o papel toalha que, além de definir melhor as ondas, acaba tirando mais sensivelmente a umidade do cabelo (seque amassando o cabelo dentro do papel toalha).

7-Para usar os cabelos de forma natural, eles devem ser secos com o secador, usando um difusor para definir os cachos.

8-Depois de usar o difusor, os cachos ficaram ainda mais definidos com o uso de babyliss. A mulher pode usar o babyliss e depois passar as mãos pelo cachos para soltá-los.

Maquiagem

Após aplicar a base com uma pequena esponja, o maquiador usou um pincel para uniformizar o tom e espalhar delicadamente a base pelo rosto.

Foi aplicado um blush em tons terrosos para realçar as maçãs do rosto, sempre da parte central do rosto espalhando no sentido das orelhas.

Nos lábios, um batom rosado, puxando para o tom de pêssego. A mistura das duas cores fica ideal para este tipo de pele.

Consultoria: Romeu Felipe, cabeleireiro; Gisele Breda e Marquinhos Herai, maquiadores; e equipe de auxiliares e manicures do Salão Wesley de Faria Hair, de São Paulo.
Texto: Clayton Gallo/Colaborador
Foto: Carol Gherardi/Colaboradora