Adeus, frizz! Confira um corte e truques para dar fim aos fios arrepiados

Você sofre com os terríveis fiozinhos arrepiados, já tentou, mas não consegue se livrar deles? Conheça um corte e algumas técnicas para acabar com o frizz!

- Foto: Jupiterunlimited/Other Images

Até pouco tempo atrás, um corte elaborado especialmente para combater os fiozinhos arrepiados no alto da cabeça seria completamente inusitado. Pois saiba que ele existe há um tempo e é moda nos salões de beleza! E não é para menos: com o corte bordado (nome dado ao procedimento, devido à sua semelhança com o ato manual de bordar) não é necessário nem mexer no comprimento, nem no volume dos cabelos. A técnica remove minuciosamente as pontas duplas e danificadas de toda a extensão dos cabelos (e não só do alto da cabeça!), contribuindo para que os fios cresçam muito mais saudáveis, sem pontas ralas e quebradiças. 

Mulher loira cabelo comprido

Foto: Jupiterunlimited/Other Images

A técnica

O processo é simples e demora em média 1 hora. Com um pente fino, uma tesoura e uma técnica “pra lá” de aperfeiçoada, o profissional remove os fiozinhos arrepiados sem mexer em qualquer característica do look, apenas deixando-o com aparência mais fina e bonita. Recomenda-se que seja feito a cada dois meses. A melhor notícia é que o corte é indicado para todos os tipos de cabelos. Não importa se suas madeixas são onduladas, encaracoladas, lisas, tingidas ou naturais, com o corte bordado você fica livre dos arrepiados sem muitos sacrifícios. Mas nem pense em fazer isso em casa! Embora pareça muito fácil, o grande segredo da técnica está na agilidade com as mãos. Por isso, só um profissional capacitado poderá fazer esse corte especial para a saúde dos fios!

Dicas para acabar com o arrepiado

  • Misture 1 gota de gérmen de trigo com algumas gotas de água. Friccione entre as mãos e passe sobre os cabelos. Isso ajuda a tirar a eletricidade dos fios.
  • Para quem costuma usar gel, uma dica valiosa é adicionar ao pote algumas gotas de óleo de semente de uva e aplicar nas madeixas como de costume.
  • Hidratação sempre! Manter os cabelos bem cuidados também ajuda a evitar a nuvenzinha de fios sobre a cabeça. O relaxamento das madeixas é ótima opção para acabar com o problema.
  • Utilize escovas de metal para secar os cabelos. Esse material retém calor, fazendo com que as madeixas sequem mais rapidamente, fiquem mais lisas e com as cutículas capilares suavizadas.
  • O secador ionizado é uma ótima arma para combater o arrepiado. Se usado em parceria com produtos antifrizz, como leave-in, cremes defrizantes e condicionadores específicos, o resultado é melhor ainda!
  • Após lavar os cabelos, evite ao máximo esfregar a cabeça com a toalha, pois esse ato provoca a fricção das fibras capilares, contribuindo para que os fiozinhos fiquem quebrados e arrepiados.
  • Outra dica de ouro para evitar o frizz é pentear as madeixas com escovas produzidas com cerdas naturais de javali, pois elas produzem menos eletricidade estática. Procure este produto nas lojas especializadas.

Texto: Viviane de Gênova | Consultoria: Salão Laces and Hair, de São Paulo (SP); Livro Os mais bem guardados segredos de beleza, de Diane Irons, da Editora Campus

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência