Adeus, frizz! Confira um corte e truques para dar fim aos fios arrepiados

Você sofre com os terríveis fiozinhos arrepiados, já tentou, mas não consegue se livrar deles? Conheça um corte e algumas técnicas para acabar com o frizz!

None
Foto: Jupiterunlimited/Other Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 19:55
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Até pouco tempo atrás, um corte elaborado especialmente para combater os fiozinhos arrepiados no alto da cabeça seria completamente inusitado. Pois saiba que ele existe há um tempo e é moda nos salões de beleza! E não é para menos: com o corte bordado (nome dado ao procedimento, devido à sua semelhança com o ato manual de bordar) não é necessário nem mexer no comprimento, nem no volume dos cabelos. A técnica remove minuciosamente as pontas duplas e danificadas de toda a extensão dos cabelos (e não só do alto da cabeça!), contribuindo para que os fios cresçam muito mais saudáveis, sem pontas ralas e quebradiças. 

Mulher loira cabelo comprido

Foto: Jupiterunlimited/Other Images

A técnica

O processo é simples e demora em média 1 hora. Com um pente fino, uma tesoura e uma técnica “pra lá” de aperfeiçoada, o profissional remove os fiozinhos arrepiados sem mexer em qualquer característica do look, apenas deixando-o com aparência mais fina e bonita. Recomenda-se que seja feito a cada dois meses. A melhor notícia é que o corte é indicado para todos os tipos de cabelos. Não importa se suas madeixas são onduladas, encaracoladas, lisas, tingidas ou naturais, com o corte bordado você fica livre dos arrepiados sem muitos sacrifícios. Mas nem pense em fazer isso em casa! Embora pareça muito fácil, o grande segredo da técnica está na agilidade com as mãos. Por isso, só um profissional capacitado poderá fazer esse corte especial para a saúde dos fios!

Dicas para acabar com o arrepiado

  • Misture 1 gota de gérmen de trigo com algumas gotas de água. Friccione entre as mãos e passe sobre os cabelos. Isso ajuda a tirar a eletricidade dos fios.
  • Para quem costuma usar gel, uma dica valiosa é adicionar ao pote algumas gotas de óleo de semente de uva e aplicar nas madeixas como de costume.
  • Hidratação sempre! Manter os cabelos bem cuidados também ajuda a evitar a nuvenzinha de fios sobre a cabeça. O relaxamento das madeixas é ótima opção para acabar com o problema.
  • Utilize escovas de metal para secar os cabelos. Esse material retém calor, fazendo com que as madeixas sequem mais rapidamente, fiquem mais lisas e com as cutículas capilares suavizadas.
  • O secador ionizado é uma ótima arma para combater o arrepiado. Se usado em parceria com produtos antifrizz, como leave-in, cremes defrizantes e condicionadores específicos, o resultado é melhor ainda!
  • Após lavar os cabelos, evite ao máximo esfregar a cabeça com a toalha, pois esse ato provoca a fricção das fibras capilares, contribuindo para que os fiozinhos fiquem quebrados e arrepiados.
  • Outra dica de ouro para evitar o frizz é pentear as madeixas com escovas produzidas com cerdas naturais de javali, pois elas produzem menos eletricidade estática. Procure este produto nas lojas especializadas.

Texto: Viviane de Gênova | Consultoria: Salão Laces and Hair, de São Paulo (SP); Livro Os mais bem guardados segredos de beleza, de Diane Irons, da Editora Campus

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.