Saiba como evitar o ressecamento dos cachos na época mais seca do ano

O cabelo cacheado precisa de atenção redobrada durante o período de estiagem e frio. Para evitar o ressecamento dos cachos é preciso ter alguns cuidados e investir na hidratação correta. Confira as dicas da hairstylist Rosângela Rocha para manter as molinhas em dia!

- Foto: Shutterstock Images

Os cabelos cacheados são naturalmente mais secos devido à baixa concentração de umidade nas cutículas. Esse problema ainda pode se agravar nas épocas mais geladas e de estiagem, se você não tiver os cuidados certos. Para evitar o ressecamento dos cachos, a hairstylist Rosângela Rocha, do salão Maison Rocha, ensina como tratar a cabeleira e deixá-la mais saudável e bonita!

Ressecamento dos cachos

Um dos principais motivos para esse tipo de cabelo ser mais seco é a dificuldade que a oleosidade produzida no couro cabeludo tem em chegar ao comprimento e às pontas das madeixas, devido ao formato encaracolado do fio. Quando expostas ao frio, a ventos fortes e baixa umidade, ficam ainda mais propensas a gerar frizz, que resultam em ressecamento e desalinhamento. Consequentemente, há um aumento no volume e os fios ficam mais sujeito a quebrar.

Como tratar?

A melhor forma de evitar o aspecto seco e quebradiço é investindo em uma boa hidratação e umectação. “A hidratação é o coringa dos fios cacheados. Mantê-los sempre hidratados, com máscaras apropriadas para o seu tipo de cacho, aliada à umectação, garante que os fios tenham força e pesem, ficando livres do frizz”, explica a hairstylist. Além disso, a lavagem das madeixas não deve ser diária, pois isso fará “com que os fios ressequem cada vez mais, deixando as cutículas expostas à poluição e danos externos”, complementa a profissional. O ideal é que ela seja feita a cada dois dias.

Evite

É importante que os tratamentos sejam feitos na medida certa, pois o exagero no uso de cremes também pode prejudicar os fios. Por serem mais frágeis e, algumas vezes, mais porosos, o uso errado dos produtos pode encharcar a raiz, gerando caspa, seborreia e queda de cabelo.

Consultoria: Rosângela Rocha, hairstylist do salão Maison Rocha, Belo Horizonte (MG)

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência