MODA & BELEZA

Efeito Rapunzel: saiba como estimular o crescimento do cabelo

Dúvidas sobre como estimular o crescimento do cabelo são muito comuns. Se você não vê a hora de ter suas madeixas mais longas e também não sabe como, confira as dicas para intensificar o processo

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/08/2018 às 09:15
Atualizado às 15:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você quer que suas madeixas cresçam mais rápido, fortes e com brilho, alguns cuidados são essenciais. “Não existe um valor mínimo de crescimento do cabelo. Mas os fios não saudáveis, por exemplo, por causa de uma dieta mal equilibrada, podem ter sua velocidade de crescimento reduzida”, explica Cristiane Braga, médica especialista em Dermatologia, Medicina Estética e Cabelo (Tricologia).

Começa no prato!

Consumir frutas, legumes, verduras e proteínas é o primeiro passo para ter madeixas saudáveis. “Um nutricionista pode ajudar a elaborar um cardápio rico em proteínas e vitaminas, além da indicação de vitaminas que um dermatologista poderá fazer”, recomenda Eliane Pavini, hairstylist do salão Shampoo Intercoiffure.

 Nutrientes para o crescimento do cabelo

Aposte neles para auxiliar no crescimento saudável das madeixas!

– Ferro: encontrado na carne vermelha;

– Selênio: presente nas castanhas;

– Zinco: encontrado na gema do ovo e nos vegetais verde-escuros;

– Cobre: frutos do mar são ricos no nutriente;

– Licopeno: encontrado no tomate, na cenoura e na abóbora;

– Proteínas: encontradas nas carnes magras, aves, peixes e ovos;

– Vitaminas e oligoelementos: presentes nas frutas, legumes e verduras em geral.

Cronograma capilar

Ter fios hidratados é sinônimo de crescimento. Por isso, é uma boa ideia fazer uma avaliação com um profissional de confiança para saber realmente de que seu cabelo está precisando e usar produtos indicados para melhorar a consistência do fio. Seguir um cronograma capilar também é necessário: corte o cabelo a cada 40 dias ou, no máximo, dois meses e faça hidratação ou reestruturação a cada 15 dias ou, pelo menos, uma vez por mês.

Mito ou verdade?

Você já deve ter ouvido que cortar as pontinhas dos fios a cada 3 meses faz o cabelo crescer mais forte. Mas não é bem assim! “Na verdade, quando fazemos isso, tiramos todo o aspecto de ressecado e as pontas duplas, ficando a aparência de um cabelo bem tratado e saudável”, explica Eliane. O corte não interfere na velocidade de crescimento, mas elimina a área mais danificada pelos agentes externos, como sol, poluição, fumaça, secador de cabelos e água quente.

Consultoria: Cristiane Braga, médica especialista em Dermatologia, Medicina Estética e Cabelo (Tricologia) e Eliane Pavini, hairstylist e proprietária do salão Shampoo Eliane Pavini e Rafael Pavini, de Ribeirão Preto (SP)

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM