Aposte no loiro: especialista responde as dúvidas de quem deseja iluminar os fios

Quer apostar em uma coloração nova para renovar o visual? Confira nossas dicas e fique linda exibindo um tom loiro por aí!

- Foto: iStock.com/GettyImages

Toda mulher, pelo menos uma vez na vida, já pensou em loira. Algumas ficam apenas na vontade, outras vão até o fim e tingem ou descolorem os fios. Se você já quis ou tem planos de aderir ao visual loiro, tem algumas coisas que você precisa saber: 

Como combinar o tom das luzes com a cor natural dos fios?

Para quem tem fios escuros, o tom mais indicado é o mel. Madeixas mais claras pedem tonalidades de loiro acinzentado,
natural e champanhe. Já para as madeixas loiras, o melhor é apostar em tons de loiro claríssimo e dourado.

É possível clarear o cabelo sem descolorir?

Segundo Lílian Souza, hairstylist e proprietária do Quality Hair, de São Paulo (SP), “se os fios forem naturais, sem pigmentação de outra cor, é possível, sim”. Apenas os cabelos muito escuros precisam de um processo de descoloração, caso contrário, a tinta não pega.

Existe alguma regra para a escolha do oxidante?

Depende do resultado final desejado. Em geral, oxidante de 20 volumes deixa os cabelos até dois tons mais claros. De 30 volumes pode clarear até três. Já o oxidante de 40 volumes é indicado para quem quer clarear os fios em até quatro tons.

Como corrigir mechas grossas e claras demais?

É necessário fazer luzes invertidas, técnica usada para escurecer alguns fios.

E quando as mechas deixam os fios manchados?

É preciso recorrer a um cabeleireiro, pois somente ele poderá fazer um bom trabalho de reparação. Não pinte o cabelo em casa, pois o resultado pode ficar pior.

A manutenção do cabelo loiro é a mais cara?

Sim. Os retoques de raiz são feitos com mais frequência, e são exigidos tratamentos no salão com máscaras de hidratação.

Qual é o tom de loiro mais indicado para as negras?

As negras podem optar pelo loiro acobreado ou por um tom que fique entre o natural e o escuro. “ O melhor é trabalhar com mechas nesses fios, para criar aquele efeito de tom sobre tom”, indica Lílian Souza.

Qualquer mulher pode entrar em um salão morena e sair loira?

Pode, mas se a mudança for muito radical, é indicado que o clareamento seja feito aos poucos. Lembre-se de que os fios têm que ser analisados pelo cabeleireiro para somente depois ser escolhida a técnica que será utilizada.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Lílian Souza, hairstylist e proprietária do Quality Hair, de São Paulo (SP); Ruben Navarro, hairstylist da rede Walter’s Coiffeur, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência